Aos 44 anos, com 13 livros já publicados, desde 2004 até ao presente, João Tordo, que já foi finalista de diversos prémios e vencedor do prestigiado Prémio José Saramago, em 2009, com o seu romance “As Três Vidas”, prepara-se para, depois de se ter estreado a escrever thrillers com “A Noite em que o Verão Acabou” (ed. Companhia das Letras Portugal, 2019), editar o seu primeiro livro de não ficção.
Recorrendo ao baú das suas das suas memórias deste ofício de escritor, João Tordo esboça, neste livro, uma espécie de manual para todos aqueles que se interessam pelo mundo da escrita – sejam escritores a dar os primeiros passos ou, talvez, leitores curiosos, somente.
Diferente de outros livros do autor, aqui, ele mistura humor e pragmatismo, memórias de vida e conselhos úteis, abrindo as portas da sua actividade – e da sua relação com a literatura e a vida – a todos aqueles que experimentam a magia da ficção.
Esta viagem pelas teias de um ofício que recusa deixar-se ensinar # e de muitas das suas vertentes e consequências, como a técnica, o enredo, as personagens, a edição, a crítica, o fracasso, a sobrevivência – é, igualmente, uma incursão no lado mais íntimo de um escritor entregue à sua mais dilacerante paixão.
Este volume percorre os autores, a tradição e o processo que constroem um autor e, ao mesmo tempo, é uma confissão dos tempos difíceis, das angústias e das dúvidas que assaltam, sem piedade, tanto os jovens escritores como os mais experimentados.
“Manual de Sobrevivência de um Escritor” é uma aventura que nos vai levar à descoberta do lado menos conhecido de uma forma de arte que encanta a Humanidade desde os seus primórdios. Com coragem e humildade, com ironia e sinceridade, João Tordo conduz-nos nesta viagem, cujas páginas gostariam de ser um guia (ou um amparo) para os amantes de literatura.
Foto; João Tordo por Pedro Ferreira
Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da WOOK:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37
Sobre o autor:
João Tordo nasceu em Lisboa em 1975. Foi finalista do Prémio Melhor Livro de Ficção Narrativa da Sociedade Portuguesa de Autores (2011 e 2015), do Prémio Literário Fernando Namora (2011, 2012, 2015, 2016), e do Prémio Literário Europeu em 2012. Relembro que venceu o Prémio Literário José Saramago, em 2009, com o romance “As Três Vidas”. É um dos autores contemporâneos mais prolíficos em Portugal, neste momento. Os seus livros estão publicados em vários países, incluindo França, Itália, Alemanha, Hungria, Espanha, México, Argentina, Brasil, Uruguai, entre outros.
Sugestão de Leitura:
Leitores residentes em Portugal
**“Manual de Sobrevivência de um Escritor”, de João Tordo (Companhia das Letras Portugal, WOOK):
https://www.wook.pt/…/manual-de-sobrevivencia-de-u…/23935742
** Obs: O livro está em pré-venda
Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!