Alfaguara Portugal devolve o clássico “Matadouro cinco”, de Kurt Vonnegut, às livrarias portuguesas

Publicado anteriormente em Portugal pela Bertrand Editora, o clássico absoluto da literatura do século XX e um dos mais importantes romances antibélicos de sempre, “Matadouro cinco”, que consagrou Kurt Vonnegut como uma das grandes vozes da ficção americana, chega às livrarias nesta nova edição com um prefácio assinado por Salman Rushdie a 5 de dezembro.

\"\"
\”Matadouro cinco\”, de Kurt Vonnegut
(Trad. Miguel Cardoso, ed. Alfaguara Portugal, 216 páginas)

Não há romance que se lhe compare na perspetiva que oferece sobre a insanidade coletiva da guerra. Matadouro cinco é literatura sábia. Vemo-nos como simples seres humanos, animais mortais despidos das suas pretensões. Os nossos crimes afiguram-se grandiosos e banais. O nosso sofrimento e o nosso destino aparecem-nos como inevitáveis. O que pode parecer cínico ou niilista é, na verdade, a meu ver, uma das obras de arte mais humanas de todos os tempos.
— Kevin Powers, The New York Times

Sinopse:
Clássico absoluto da literatura do século XX e um dos mais importantes romances antibélicos de sempre, \”Matadouro cinco\” consagra Kurt Vonnegut como uma das grandes vozes da ficção americana.

Dresden, 1945: escassos meses antes do fim da guerra, a cidade é bombardeada até à destruição total, dezenas de milhares de pessoas mortas numa só noite. Escondido na cave de um matadouro, conhecemos Billy Pilgrim, jovem protagonista desta narrativa, que, como Kurt Vonnegut, foi feito prisioneiro de guerra pelo exército alemão e sobreviveu ao bombardeamento. Com ele embarcamos numa odisseia que atravessa vários tempos – passado, presente e futuro -, como se Pilgrim imitasse o caminho percorrido por qualquer vida destroçada, procurando sentido na inevitável falibilidade humana.

Kurt Vonnegut escreveu sobre um dos episódios mais atrozes da Segunda Guerra Mundial, fazendo uso de um olhar e de uma técnica inesperados: ao lado do horror, o riso; ao lado do medo, a ternura; ao lado da indiferença, a esperança. Demorou vinte anos a transformar a sua experiência num romance sobre a guerra que fosse diferente de todos os outros. O resultado é uma obra-prima.

Foto: Kurt Vonnegut por Everett Col

Sobre o autor:
Nascido em Indianápolis, EUA, em 1922, Kurt Vonnegut é autor de trinta romances, vários ensaios e peças de teatro, muitos dos quais com adaptações ao cinema e à televisão. É um dos poucos grandes mestres da literatura norte-americana contemporânea. Sem ele, a própria expressão «literatura norte-americana» perderia parte do sentido. Apesar da sua vasta obra, para além de “Um Homem Sem Pátria”, somente «Cama de Gato» e «Matadouro Cinco» foram editados em Portugal. Faleceu, a 11 de Abril de 2007, com 84 anos.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Matadouro cinco”, de Kurt Vonnegut (Alfaguara Portugal, site da editora):
https://www.penguinlivros.pt/loja/alfaguara/livro/matadouro-cinco/
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 05.12.2022.

Leitores residentes no Brasil:
“Matadouro Cinco”, de Kurt Vonnegut (Editora Intrínseca, Amazon Brasil):
https://www.amazon.com.br/Matadouro-cinco-kurt-Vonnegut/dp/855100459X

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top