A influência de Salazar na saga Harry Potter

Toda a gente sabe que a escritora britânica J. K. Rowling deu aulas na cidade invicta. Aliás, o Porto é um ponto de peregrinação obrigatório para todos aqueles que adoram a saga do menino que se tornou no feiticeiro mais famoso do mundo aos 11 anos.

Apesar de ter vivido apenas por 1 ano em Portugal, a rainha da fantasia que revolucionou para sempre a literatura mundial, utilizou imensas referências ao nosso país nos sete livros de Harry Potter.

Dois dos mais notórios são a sua inspiração na arquitetura neogótica da centenária Livraria Lello e no traje académico portuense. Mas um em particular originou até uma teoria que foi agora confirmada pela própria autora. A perspicácia de uma fã deu o mote para a revelação agora divulgada: Qual seria a relação da personagem Salazar Slytherin – um dos quatro fundadores de Hogwarts – com os tempos vividos em Portugal?

Esta teoria era discutida há muito entre os fãs da saga, aguçando a sua curiosidade. Através do Twitter, Rowling escreveu o seguinte:

“I did indeed take his name from Antonio Salazar, the portuguese dictator.” – Eu realmente tomei o seu nome de António Salazar, o ditador português.

Na complexa trama, Salazar Slytherin é um dos personagens mais cruéis. Fundou Hogwarts ao lado de  Godric Gryffindor, Helga Hufflepuff e Rowena Ravenclaw.

Feiticeiro de sangue puro e sedento de poder, sempre defendeu que a maior escola de magia e feitiçaria do mundo, jamais poderia aceitar alunos que não possuíssem pais que fossem feiticeiros.

O seu método de seleção baseava-se no estatuto de sangue, na ambição e na criatividade para contornar as regras. Outro dos seus dons era comunicar com répteis, nomeadamente as serpentes, o animal que representa a sua casa no mundo fantástico criado pela escritora.

Foto: António de Oliveira Salazar/Divulgação

Sobre a autora:
Nascida nos arredores de Bristol, na região de Gloucestershire, Inglaterra, a 31 de julho de 1965, J. K. Rowling estudou Francês e Letras Clássicas na Universidade de Exeter. Em 1990, Rowling teve a ideia para a trama de Harry Potter, numa viagem de comboio entre Manchester e Londres. Sete anos depois, a primeira edição de “Harry Potter e a Pedra Filosofal” foi publicada, em Inglaterra, pela editora Bloomsbury, dando início ao maior fenómeno editorial de todos os tempos. Rowling ganhou, entre outros prémios, o Nestlé Smarties Book Prize Gold Medal, o FCBC Children’s Book Prize, o Birmingham Cable Children’s Book Award e o cobiçado British Book Awards na categoria de Children’s Book of the Year. Em 2003, a autora foi agraciada com o Prémio Príncipe de Astúrias, um dos mais importantes do mundo, concedido pela Fundação Príncipe de Astúrias a pessoas, instituições ou grupos cujo trabalho tenha contribuído, de forma exemplar e relevante, para a fraternidade entre os homens e a luta contra a injustiça, a pobreza, a enfermidade e a ignorância.

Sugestões de leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Harry Potter e a pedra filosofal”, de J. K. Rowling (Editorial Presença, Wook):
https://www.wook.pt/livro/harry-potter-e-a-pedra-filosofal-j-k-rowling/46725
“Harry Potter e a câmara dos segredos”, de J. K. Rowling (Editorial Presença, Wook):
https://www.wook.pt/livro/harry-potter-e-a-camara-dos-segredos-j-k-rowling/46758
“Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban”, de J. K. Rowling (Editorial Presença, Wook):
https://www.wook.pt/livro/harry-potter-e-o-prisioneiro-de-azkaban-j-k-rowling/46787
“Harry Potter e o cálice de fogo”, de J. K. Rowling (Editorial Presença, Wook):
https://www.wook.pt/livro/harry-potter-e-o-calice-de-fogo-j-k-rowling/46865
“Harry Potter e a ordem da fénix”, de J. K. Rowling (Editorial Presença, Wook):
https://www.wook.pt/livro/harry-potter-e-a-ordem-da-fenix-j-k-rowling/45362
“Harry Potter e o príncipe misterioso”, de J. K. Rowling (Editorial Presença, Wook):
https://www.wook.pt/livro/harry-potter-e-o-principe-misterioso-j-k-rowling/170950
“Harry Potter e os talismãs da morte”, de J. K. Rowling (Editorial Presença, Wook):
https://www.wook.pt/livro/harry-potter-e-os-talismas-da-morte-j-k-rowling/197029

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top