A Casa Fernando Pessoa reabriu, na mesma morada de sempre, com um novo olhar para o futuro

Para quem é fã de Poesia em língua portuguesa, este é, sem dúvida, a Casa Fernando Pessoa é um lugar de passagem obrigatória ou não estivéssemos a falar da última casa habitada pelo maior poeta português do século XX e um dos mais marcantes da literatura universal.

No passado dia 29 de agosto, a casa transformada num museu, onde o escritor Fernando Pessoa passou os últimos anos da sua vida, reabriu ao público. O edifício estava encerrado desde março de 2019, com o intuíto de ser remodelado. Para além das alterações no espaço, a Casa Fernando Pessoa tem, neste momento, uma nova exposição, com documentos e alguns objectos que fizeram parte da vida do escritor que lhe dá nome. Nesta nova exposição estarão presentes, também, obras de Almada Negreiros e Júlio Pomar.

“Ao mesmo tempo que é oferecida a quem visita o museu uma experiência de contacto muito próximo com estes trabalhos em torno da figura de Pessoa, são também dadas a conhecer as figuras criadas por Pessoa, no seu inovador jogo literário: a criação dos heterónimos, o complexo e divertido sistema que é marca distintiva do escritor na história da literatura.” — Casa Fernando Pessoa

Outras das mudanças está relacionada com o auditório, visto que ele passou para o piso térreo, em vez de estar no primeiro andar do edifício como anteriormente. Segundo o comunicado disponibilizado, as obras tinham como objetivo permitir “ainda um funcionamento mais sustentável de todo o edifício.”

O museu está disponível para visitas, com mais espaço e, além disso, possui um acesso mais facilitado. O edifício vai estar aberto entre as 11h às 17h, de terça a domingo. A entrada é gratuita durante o mês de setembro. Dada a situação atual, as visitas devem ser marcadas através do email: visitas@casafernandopessoa.pt.

Existe uma particularidade interessante, uma vez que o espaço alberga duas bibliotecas, a Biblioteca Particular de Fernando Pessoa e biblioteca da Casa Fernando Pessoa). Por outro lado, igualmente, como espaço de estudo e também de leitura. Esta casa guarda ainda os pertences do escritor, que são considerados parte do Tesouro Nacional.

Inaugurada em 1993, o prédio onde Fernando Pessoa viveu entre 1920 e 1935 estava ao abandono, antes de ser recuperado pela Câmara de Lisboa. Atualmente, o museu está com a direcção de Clara Riso.

Foto: Casa Fernando Pessoa/Divulgação

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre o autor:
Nasceu em 1888, em Lisboa. Em 1912, publicou seu primeiro artigo, “A nova poesia portuguesa sociologicamente considerada”, na revista A Águia. Em 1914, escreveu os primeiros poemas dos heterônimos Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis, aos quais daria personalidades complexas. Sob o nome de Bernardo Soares, Fernando Pessoa escreveu os fragmentos mais tarde reunidos em “O Livro do Desassossego”. No ano seguinte, com escritores como Almada Negreiros e Mário de Sá-Carneiro, lançou a revista de poesia de vanguarda Orpheu, marco do modernismo em Portugal e que daria grande projeção ao poeta. O único livro de poesia em português que publicou em vida foi “Mensagem” (1934), marcado pela visão mística e simbólica da história lusa. Fernando Pessoa morreu, a 30 de Novembro de 1935, em Lisboa.

Sugestões de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Mensagem”, de Fernando Pessoa (Assírio & Alvim, Wook):
https://www.wook.pt/livro/mensagem-fernando-pessoa/11236962
“Livro do Desassossego”, de Fernando Pessoa (Assírio e Alvim, Wook):
https://www.wook.pt/…/livro-do-desassossego-fernan…/11236978
“Sobre a Arte Literária”, de Fernando Pessoa (Assírio e Alvim, Wook):
https://www.wook.pt/…/sobre-a-arte-literaria-ferna…/21892017
“Obra Completa de Alberto Caeiro”, de Fernando Pessoa (Tinta da China, Wook):
https://www.wook.pt/…/obra-completa-de-alberto-cae…/23413086
“Obra Completa de Álvaro de Campos”, de Fernando Pessoa (Tinta da China, Wook):
https://www.wook.pt/…/obra-completa-de-alvaro-de-c…/23413084
“Obra Completa de Ricardo Reis”, de Fernando Pessoa (Tinta da China, Wook):
https://www.wook.pt/…/obra-completa-de-ricardo-rei…/23413085
“Teatro Estático”, de Fernando Pessoa (Tinta da China, Wook):
https://www.wook.pt/…/teatro-estatico-fernando-pes…/19727577

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top