Romances de Frederico Pedreira e Dejan Tiago Stankovic vencem Prémio de Literatura da União Europeia 2021

Enquanto \”A lição do sonâmbulo\”, editado pela Companhia das Ilhas, valeu a Frederico Pedreira o prémio em Portugal, \”Zamalek\”, o romance do autor sérvio, também naturalizado português, Dejan Tiago Stankovic, venceu na Sérvia.

O Conselho Europeu de Escritores, a Federação de Escritores Europeus e a Federação Internacional e Europeia de Livreiros divulgaram na última terça feira, dia 18 de maio, os vencedores do Prêmio da União Europeia para a Literatura. São 13 autores laureados, incluindo o português Frederico Pedreira.

\”A lição do sonâmbulo\”, editado pela Companhia das Ilhas, é uma autobiografia romanceada, em que o autor recua até à sua infância, recriando um passado assente em memórias e imaginação.

“É um livro com tramas, fluxos de consciência e relações interpessoais que combinam a modernidade com um tom clássico, não se conformando com as fórmulas de narrativas usuais.” — Júri do Prémio de Literatura da União Europeia

Quanto aos restantes autores portugueses, que estavam nomeados para a edição deste ano do Prémio de Literatura da União Europeia, Ana Margarida de Carvalho, com o romance \”O gesto que fazemos para proteger a cabeça\”, Isabel Rio Novo, com \”Rua de Paris em dia de chuva\”, e João Pinto Coelho, com o título \”Um tempo a fingir\”, tiveram os seus romances publicados no ano passado.

Junto com Pedreiro estão nomes como Gerda Blees (Holanda), Maxim Grigoriev (Suécia), Lucie Faulerová (República Tcheca) e Lara Calleja (Malta).

Curiosamente, para além de Frederico Pedreira, a lista dos 13 autores contou com a presença de Dejan Tiago Stankovic, de nacionalidade sérvia, que nasceu em Belgrado, tendo-se mudado para Portugal, em 1996, e onde se naturalizou português. Actualmente, o autor vive em Lisboa e passa temporadas em Belgrado. Traduz e escreve na sua língua materna, neste caso, o idioma servo-croata bem como em português e tem publicados, por cá, os livros \”Contos de Lisboa\”, editado pela Prime Books e \”Estoril, romance de guerra\”, publicado pela Bookbuilders.

Sobre \”Zamalek\”, livro que conquistou o galardão para a Sérvia, o júri daquele país disse ter ficado “impressionado com a hábil imaginação linguística” do autor, num romance que se situa no Cairo e cujas personagens carregam diferentes destinos nacionais que dão cor ao século XX, e que “numa forma profundamente literária preocupam o leitor sérvio”.

“O Prêmio celebra e promove as incríveis criatividade e diversidade que podem ser encontradas no cenário da literatura contemporânea da Europa. O imenso valor da literatura é mais aparente agora do que nunca já que, tendo vivido sob a sombra do covid-19 por mais de um ano, os livros se tornaram essenciais” — Mariya Gabriela, a comissária europeia para a Inovação, Cultura, Educação e Juventude

O Prémio de Literatura da União Europeia foi criado em 2009 pela Comissão Europeia e é financiado pelo programa Europa Criativa. O galardão destina-se a escritores emergentes europeus, tendo como objetivo valorizar a literatura europeia e divulgá-la ao resto do mundo, assim como realçar a criatividade e a riqueza diversificada desta literatura contemporânea no campo da ficção, e promover a circulação de obras e autores.

Conheça a lista completa de vencedores aqui:
https://www.euprizeliterature.eu/news/european-union-prize-literature-announces-2021-laureates

Foto: Frederico Pedreira por Rui Gaudêncio

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre o autor:
Frederico Pedreira nasceu em 1983. Publicou vários livros de prosa e de poesia, entre os quais “Doze Passos Atrás”, “Presa Comum”, “Fazer de Morto”, “A Noite Inteira”, A “Lição do Sonâmbulo” e o livro de ensaios “Uma Aproximação à Estranheza”. Traduziu livros de poesia de W. B. Yeats e Louise Glück, ensaios de G. K. Chesterton e George Orwell, e romances de Dickens, Swift, Wells, Hardy e Banville, entre outros. Colaborou na secção de cultura de alguns periódicos nacionais. Doutorou-se no Programa em Teoria da Literatura da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Venceu o Prémio INCM/Vasco Graça Moura na categoria de Ensaio (2016).

Sugestão de Leitura:

Leitores que residem em Portugal:
“A Lição do Sonâmbulo”, de Frederico Pedreira (Companhia das Ilhas, Wook):
https://www.wook.pt/livro/a-licao-do-sonambulo-frederico-pedreira/23997158

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top