Estas 2 obras, que foram elogiadas por autores como Rachel Lippincott, David Levithan e/ou Rainbow Rowell, chegaram recentemente aos EUA pela Scholastic, com traduções assinadas por Larissa Helena.
A Global Literature in Libraries Initiative (GLLI), organização que tem como objetivo aumentar a visibilidade da literatura mundial para adultos e crianças e que defende a aquisição de literatura traduzida por bibliotecas, revelou no início do mês, os co-vencedores do GLLI Translated YA Book Prize.
Este anos, as obras contempladas foram:
\”Quinze dias \”(Globo Alt / \”Here the whole time\”), de Vitor Martins;
\”Você tem a vida inteira\” (Galera Record / \”Were we go from here\”), de Lucas Rocha;
Sinopse:
Felipe está à espera deste momento desde que as aulas começaram: o início das férias de julho. Finalmente, ele vai poder passar alguns dias longe da escola e dos colegas que o maltratam. Os planos envolvem afundar-se nos episódios atrasados das suas séries favoritas, colocar a leitura em dia e aprender, com tutoriais no YouTube, coisas novas que ele nunca vai colocar em prática.
Mas as coisas fogem um pouco do controle, quando a mãe de Felipe informa que concordou em hospedar Caio, o vizinho do nº 57, por longos quinze dias, enquanto os pais dele estão a viajar. Felipe entra em desespero porque a) Caio foi a sua primeira paixãozinha na infância (e existe uma grande possibilidade dessa paixão não ter passado até hoje) e b) Felipe coleciona uma lista infinita de inseguranças e não tem a menor ideia de como interagir com o vizinho.
Os dias, que prometiam paz, tranquilidade e maratonas épicas de Netflix, acabam por trazer um turbilhão de sentimentos, que obrigarão Felipe a mergulhar em todas as questões mal resolvidas que ele tem consigo mesmo.
Sobre o autor:
Vitor Martins é apaixonado por livros, filmes, séries e pizza. Reside em São Paulo, com o seu namorado e os seus dois gatos insubordinados, e acredita que, dentro de cada um, há um milhão de finais felizes à espera para acontecer. Vitor é o autor de “Quinze Dias” e “Um Milhão de Finais Felizes”.
Sugestão de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
”Here the whole time”, de Vitor Martins (Edição em língua inglesa, Scholastic Inc, Wook):
https://www.wook.pt/livro/here-the-whole-time-vitor-martins/24158181
Sinopse:
\”Você tem a vida inteira\” é sensível e honesto sobre um assunto que ainda é um grande tabu. Repaginado, de cara nova e com conteúdos exclusivos, o livro que conquistou as prateleiras internacionais chega, agora, à sua segunda edição.
O que fazer quando recebe um diagnóstico que vai mudar toda a sua vida?
As vidas de Ian, Victor e Henrique são entrecortadas pelo diagnóstico do HIV. Victor fica inseguro ao descobrir que Henrique, com quem está a começar uma relação, é soropositivo e resolve fazer um teste, mesmo que os dois só tenham tido relações sexuais com preservativo. Logo depois de um resultado negativo, ele conhece Ian, um universitário como ele que acabou de receber uma notícia que pode mudar a sua vida. No impulso de ajudar o rapaz, Henrique entrelaça os destinos dos três.
Lucas Rocha narra, a partir das três perspectivas, os medos, as esperanças e o preconceito sofrido por quem vive com HIV, mas, principalmente, conta uma história que não é sobre culpa ou sobre estar doente, mas, sim, sobre como podemos formar as nossas próprias famílias e sobre nunca esquecer que ainda temos a vida inteira.
Sobre o autor:
Lucas Rocha é um bibliotecário com mestrado em Ciência da Informação, formado pela Universidade Federal Fluminense. Alguns de seus contos foram publicados em coletâneas impressas e digitais, com destaque para os projetos \”O Outro Lado da Cidade\” e \”Todas as Cores do Natal\”. \”Você tem a vida inteira\”, um livro LGBTQ+ que mostra a importância das amizades quando tudo parece não fazer sentido, é o seu primeiro romance.
Sugestão de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
”Where We Go From Here”, de Lucas Rocha (Edição em língua inglesa, Scholastic Inc, Wook):
https://www.wook.pt/livro/where-we-go-from-here-lucas-rocha/23792670
Os co-vencedores foram selecionados a partir de um conjunto de livros traduzidos em 16 idiomas, representando 21 países.
Foto: Vitor Martins (à esquerda) e Lucas Rocha/Divulgação
Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!