Depois de uma dúzia de anos, Manuel Alberto Valente vai terminar as suas funções de Diretor da Divisão Editorial Literária de Lisboa do Grupo Porto Editora (GPE). Esta é uma decisão pessoal do Editor, que o GPE respeita, e que constitui uma entrega de testemunho interno, sendo de sublinhar que Manuel Alberto Valente manter-se-á ligado a esta casa como consultor editorial.
Manuel Alberto Valente é um dos nomes mais consagrados do mundo editorial português, nas últimas décadas, sendo evidente o contributo relevante que deu para a afirmação da Porto Editora na área da literatura e, obviamente, o grupo está muito muito agradecido.
Naquela época, a Porto Editora havia iniciado, há pouco mais de ano e meio, uma aposta na edição literária quando, em abril de 2008, se anunciou a entrada de Manuel Alberto Valente no Grupo. Desde então, a Divisão Editorial Literária de Lisboa contribuiu, a par da Divisão Editorial Literária do Porto, para a construção de um catálogo de grande relevo, onde pontuam nomes de escritores nacionais e estrangeiros incontornáveis, como os prémios Nobel José Saramago e Patrick Modiano, Mário de Carvalho, Richard Zimler, Luis Sepúlveda, entre muitos outros.
Sob a sua direção, assistiu-se à preservação e recuperação de chancelas como a Assírio & Alvim, a Livros do Brasil e a Sextante Editora, algo que só foi possível graças à conjugação de fatores imprescindíveis: desde logo, o saber, o conhecimento e a experiência de muitos anos enquanto Editor, com o apoio de uma equipa editorial de qualidade e, não menos importante, a liberdade, a confiança e as condições humanas e logísticas que a Porto Editora se orgulha de proporcionar.
«A Porto Editora proporcionou-me 12 anos de trabalho editorial quando outros me consideravam já \”velho\” para me adaptar às \”novas realidades\” desse mundo. Só isso bastaria. Mas ajudar a salvar ou recuperar chancelas como a Sextante, a Assírio & Alvim e a Livros do Brasil – e fazê-lo sem constrangimentos de qualquer espécie e com o apoio e a cumplicidade de todos – foi realmente a cereja no topo do bolo» — Manuel Alberto Valente
Assim sendo, a direção daquela divisão editorial ficará, a partir de setembro, nas mãos de Vasco David, que entrou no GPE devido à aquisição da Assírio & Alvim, chancela que tem dirigido com indiscutível competência. Como é natural, Vasco David e a sua equipa continuarão a ter o melhor apoio de toda a estrutura altamente profissional e dinâmica do GPE.
Em jeito de conclusão, o GPE faz questão de, publicamente, manifestar o apreço e o agradecimento a Manuel Alberto Valente pelo elevado profissionalismo, empenho e sentido de compromisso com que desempenhou as suas funções, desejando-lhe as maiores felicidades para a nova fase de vida que agora inicia.
Foto: Manuel Alberto Valente/Porto Editora/Divulgação
Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!