“Beren and Luthien”, de Tolkien: Livro escrito há 100 anos foi editado pela HarperCollins

Christopher Tolkien é o gestor do espólio deixado pelo seu pai, o enigmático J. R. R. Tolkien. É através dele que tomamos conhecimento de mais uma obra inédita, escrita há uns incríveis 100 anos, que vê a luz do dia pela mão da HarperCollins.

A proposta do “Senhor Fantasia” é extremamente interessante: uma história de amor entre um homem e uma elfo. Integrada na coletânea “O silmarillion”, cuja publicação ocorreu postumamente em 1977, quatro anos após a sua morte, “Beren and Luthien” chega às prateleiras de todo o mundo na sua forma original. Professor na Universidade de Oxford, Tolkien tornou-se um autêntico ícone da literatura fantástica.

“Beren and Luthien”, de J, R. R. Tolkien
(ed. The Borough Press, 288 páginas)

Neste ano de 2017 completam-se 125 anos do seu nascimento e obras como “O hobbit” e “O senhor dos anéis” permanecem no top de vendas do mundo inteiro.

Alan Lee, vencedor de um Oscar pelo seu trabalho de ilustração na trilogia cinematográfica “O senhor dos anéis”, dirigida magistralmente por Peter Jackson, foi o escolhido para ilustrar esta 1ª edição da obra.

O dia 1 de Junho, que já era um dia especial para os fãs de Tolkien, teve então mais um motivo de celebração. O lançamento deste novo livro juntou-se ao 10º aniversário da publicação de “Os filhos de Húrin”.

Em declarações à BBC, John Garth, especialista em Tolkien, explicou que a escrita era, para o autor de \”O hobbit\”, uma espécie de catarse dos horrores que testemunhara na Primeira Guerra Mundial.

Ele perdeu dois dos melhores amigos na batalha do Somme [1916] e pode imaginar-se que estava por dentro tão mal quanto estava fisicamente“, afirmou, referindo-se ao momento em que Tolkien começou a escrever a história de Beren e Lúthien.

Foto: J, R. R. Tolkien; Fonte: The Tolkien Project

Sobre o autor:
Nascido na África do Sul em 1892, J. R. R. Tolkien tinha 4 anos quando o pai morreu e foi já em Inglaterra que fez os seus estudos, concluídos em 1915, na Universidade de Oxford. Alistado no Exército Inglês, combateu na Primeira Grande Guerra e foi vítima da “febre-das-trincheiras”, que o levou a estar hospitalizado durante um ano. A seguir à guerra, trabalhou na equipa que organizou o “Dicionário inglês de Oxford” e começou a lecionar, primeiro, na Universidade de Leeds, depois, na de Oxford. Tolkien era um especialista do Old English (que vai do séc. VIII a.C. ao séc. XII d.C.) e do Middle English (que vai do séc. XII ao XVI). “O hobbit”, o seu primeiro livro (já publicara textos académicos, nomeadamente, em colaboração com E. V. Gordon, “Sir Gawain and the Green Knight) escreveu-o em 1937, e a trilogia de “O senhor dos anéis” foi publicada nos anos de 1954 e 1955. No entanto, J.R.R. Tolkien viria a morrer, com 81 anos, em 1973.

Sugestão de leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Beren and Luthien” [Edição em língua inglesa], de J. R. R. Tolkien (HarperCollins Publishers, Wook):
https://www.wook.pt/livro/beren-and-luthien-j-r-r-tolkien/18937649

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top