Vencedor do Prémio LeYa em 2018, e do Prêmio Oceanos de Literatura e do Prêmio Jabuti em 2020, o baiano Itamar Vieira Junior confirmou a sua presença na Bienal do Livro Bahia 2024.
Vencedor do Prémio LeYa em 2018, e do Prêmio Oceanos de Literatura e do Prêmio Jabuti em 2020, o baiano Itamar Vieira Junior confirmou a sua presença na Bienal do Livro Bahia 2024.
O evento é uma realização da GL Events Exhibitions – divisão da multinacional francesa GL Events e organizadora da Bienal do Livro Rio – e ocorre entre os dias 26 de abril e 1º de maio, no Centro de Convenções Salvador (Av. Octávio Mangabeira, 5.490 – Salvador / BA).
Este ano, Itamar regressa à Bienal após a sua participação na edição de 2022. O seu encontro com o público no Café Literário foi um dos momentos mais marcantes do evento, sobretudo pelo grande número de leitores que lotaram o espaço.
Em 2023, o escritor publicou o seu novo romance, “Salvar o fogo” através da Editora Todavia.
Sinopse:
Depois de ter ficado órfão de mãe, Moisés vive com o pai e a sua irmã Luzia na Tapera do Paraguaçu, um povoado cujo domínio das terras pertence à Igreja, que ali detém um mosteiro desde o século XVII. Os irmãos partiram todos em busca de uma vida melhor, mas Luzia foi obrigada a ficar para cuidar do pai e do menino; estigmatizada pelos seus supostos poderes sobrenaturais, leva no entanto uma vida de profundo sentido religioso, trabalhando como lavadeira do mosteiro e educando Moisés rigidamente com o objetivo de o inscrever na escola dos padres e conseguir para ele a educação que nenhum deles pôde ter. Porém, a experiência dessa formação marcará o rapaz de tal modo que ele acabará por deixar intempestivamente a casa.
Será só vários anos mais tarde, depois de um grave acontecimento que é o pretexto para a família toda se reunir, que Moisés reencontrará Luzia – uma Luzia arrependida dos silêncios e magoada pelas mentiras, mas simultaneamente combativa, lutando como nunca contra as injustiças, pela posse da terra dos seus antepassados.
Épico e lírico, emocionando o leitor a cada nova página, \”Salvar o fogo\” é um romance que mostra que muitas vezes os fantasmas de uma família não se distinguem dos fantasmas de um país. A ferida aberta pelo multipremiado Itamar Vieira Junior nesta obra-prima só o leitor poderá fechar.
Foto: Itamar Vieira Junior por Renato Parada
Sobre o autor:
Nascido em Salvador, na Bahia, Itamar Vieira Junior é geógrafo e doutor em Estudos Étnicos e Africanos. Com “A oração do carrasco”, livro editado em 2017 pela Editora Mondrongo, foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria de contos. O seu romance “Torto arado”, aclamado pela crítica e pelo público, venceu o Prémio LeYa em 2018, além dos prémios Oceanos e Jabuti em 2020. Tornou-se um verdadeiro bestseller no Brasil, com mais de 250 000 exemplares vendidos, e está a ser traduzido em mais de uma dúzia de países. Depois, publicou “Doramar ou a odisseia”, uma coletânea onde reuniu 12 histórias, e “Salvar o fogo”. o seu mais recente romance, ambos pela Editoria Todavia. Também escreve para a Folha de S.Paulo e Rascunho.
Sugestão de leitura:
Leitores residentes em Portugal:
“Salvar o fogo”. de Itamar Vieira Junior (Publicações Dom Quixote, Wook):
https://www.wook.pt/livro/salvar-o-fogo-itamar-vieira-junior/28422507
Leitores residentes no Brasil:
“Salvar o fogo”, de Itamar Vieira Junior (Editora Todavia, Amazon Brasil):
https://www.amazon.com.br/Salvar-fogo-2%C2%AA-EDI%C3%87%C3%83O-BROCHURA/dp/6556924156
Boas leituras!