Num momento em que o Brasil se prepara para ter eleições presidenciais, tendo em conta a enormíssima comunidade de brasileiros que reside em Portugal e os laços históricos que temos com esse país de dimensões continentais, ao qual se junta o facto de termos uma das maiores figuras do século XX, no cenário da política brasileira, disposta a recuperar a liderança dos destinos desta nação localizada do lado de lá do Atlântico, a Editora Objetiva vai trazer o primeiro volume da Biografia de Lula da Silva, escrita por Fernando Morais, para as livrarias lusas a 12 de setembro.
Sinopse:
Além de juízos ou paixões, Lula da Silva está entre as maiores figuras políticas da história do Brasil. Oriundo da classe operária, opositor ativo e convicto de uma ditadura militar que sufocou a sociedade e a economia brasileiras entre 1964 e 1985, a sua história e as suas lutas confundem-se com as de um povo que, por duas vezes, o elegeu presidente da nação.
A partir de dezenas de horas de depoimentos e com acesso direto e constante a Lula, Fernando Morais, exímio biógrafo, conduz o leitor de forma hábil pela história magnética e carismática de um homem que marcou um país. De uma infância e juventude de privações ao início da vida como operário e à aproximação ao movimento sindical, passando pelas greves históricas do ABC, pela fundação do Partido dos Trabalhadores e seu pelo ingresso, sem retorno, no mundo da política, o primeiro volume de Lula relata os momentos charneira de um homem que se tornou, simultaneamente, símbolo e agente de mudança de um dos maiores países do mundo.
Foto: Luíz Inácio Lula da Silva por Henry Milleo
Sobre o autor:
Nascido em Mariana, Minas Gerais, em 1946. Fernando Morais é jornalista, trabalhou no Jornal da Tarde, na revista Veja e em várias outras publicações da imprensa brasileira. Por três vezes, recebeu o Prémio Esso e, por quatro quatro vezes, o Prémio Abril de jornalismo. Foi deputado (1979-1987) e secretário da Cultura (1988-1991) e da Educação (1991-1993) do Estado de São Paulo. Autor de vários livros, estreou-se na reportagem literária com “A Ilha”, em 1976, relato de uma viagem a Cuba, que se tornou um dos maiores sucessos de vendas do Brasil. Pelo livro “Corações Sujos”, sobre uma organização terrorista nipo-brasileira que recusa a ideia da rendição japonesa na Segunda Guerra Mundial, recebeu, em 2001, o Prémio Jabuti e a distinção de melhor livro do ano na categoria de não-ficção. Em 2008, traça o perfil polémico de Paulo Coelho na sua biografia “O Mago” e, em 2011, com “Os Últimos Soldados da Guerra Fria”, conta a história empolgante de um grupo de agentes secretos cubanos infiltrados nos EUA.
Sugestão de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
**“Lula – Biografia – Volume 1”, de Fernando Morais (Editora Objetiva Portugal, Wook):
https://www.wook.pt/livro/lula-fernando-morais/27370407
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 12.09.2022
Leitores residentes no Brasil:
“Lula – Biografia – Volume 1”, de Fernando Morais (Editora Objetiva, Amazon Brasil):
https://www.amazon.com.br/Lula-1-Biografia-Fernando-Morais/dp/6559212920
Boas leituras!