Conheça a programação da Casa Folha para a vigésima edição da Flip em Paraty

Antonio Prata, Camila Sosa Villada, Chico Felitti, Itamar Vieira Junior e Lázaro Ramos são presenças já confirmadas.

A Casa Folha abrirá suas as portas pela décima vez na Festa Literária Internacional de Paraty, com o regresso da feira ao formato presencial nesta próxima semana, trazendo para a programação colunistas do jornal, além de escritores e intelectuais de relevância internacional.

Os encontros serão cobertos pela Folha de São Paulo e podem ser acompanhados gratuitamente no endereço costumeiro da rua do Comércio, 8, no centro histórico de Paraty.

O pontapé inicial será na quinta-feira (24) de manhã, com uma conversa sobre os 200 anos da Independência do Brasil entre as historiadoras Ana Flávia Magalhães Pinto, professora da Universidade de Brasília, e Heloísa Starling, da Universidade Federal de Minas Gerais, onde coordena o Projeto República.

A programação continua na sexta, começando com a argentina Camila Sosa Villada, autora do elogiado romance “O Parque das Irmãs Magníficas”, que parte da experiência da escritora como travesti e prostituta em Buenos Aires para criar uma história de realismo fantástico. Villada lança na Flip, também pela editora Planeta, a coletânea de contos “Sou uma Louca por te Querer”.

À tarde, é a vez de o jornalista Chico Felitti discutir a repercussão do podcast A Mulher da Casa Abandonada, produzido pela Folha de São Paulo, e o livro “Rainhas da Noite”, lançado na festa literária pela Companhia das Letras. A obra narra a história real de quatro mulheres trans que dominavam a vida noturna de São Paulo.

Depois, o colunista Antonio Prata lembra as crónicas sobre a política brasileira, escritas e publicadas entre 2013 a 2021, agora reunidas na coletânea “Por Quem Batem as Panelas”, também da Companhia das Letras.

O dia seguinte, sábado, abre com uma conversa entre o líder indígena Davi Kopenawa, autor do paradigmático livro “A Queda do Céu” ao lado do francês Bruce Albert, e a antropóloga Hanna Limulja, que lançou o seu estudo “O desejo dos outros – Uma etnografia dos sonhos Yanomami” pela Ubu.

A programação tem ainda o encontro entre a psicanalista Maria Homem e a influenciadora digital Mariam Chami, que fala em suas redes sociais sobre viver como muçulmana no Brasil. As duas discutem as raízes do preconceito no indivíduo e na sociedade.

O escritor e colunista Itamar Vieira Junior encerra o sábado com uma palestra sobre o sucesso de “Torto Arado”, que vendeu centenas de milhares de cópias após ser publicado pela Todavia, e o estado da literatura brasileira.

A última mesa da programação acontece no domingo de manhã e traz o ator e o realizador de cinema Lázaro Ramos, também autor de livros best-seller, que lança, agora, a sua primeira obra voltada ao público jovem, “Você Não É Invisível”, narrativa que chega ao catálogo da Objetiva.

Durante os dias de programação na casa será possível comprar as coleções da Folha de São Paulo e os livros dos autores em destaque. Haverá ainda, gratuitamente, exemplares do jornal do dia e café Três Corações, marca parceira do evento.

Veja a seguir o programa completo:

Quinta-feira, 24/11
10h
Brava gente brasileira
Ana Flávia Magalhães Pinto e Heloisa Starling
mediação de Naief Haddad

Sexta-feira, 25/11
10h
Uma mulher fantástica
Camila Sosa Villada
mediação de Tiago Ferro

15h
A mulher da casa abandonada
Chico Felitti
mediação de Teté RIbeiro

18h30
O roteirista exagerou
Antonio Prata
mediação de Anna Virginia Balloussier

Sábado, 26/11
10h
Vozes da floresta
Davi Kopenawa e Hanna Limulja
mediação de Fernanda Mena

15h
Preconceito e liberdade
Maria Homem e Mariam Chami
mediação de Fernanda Mena

18h30
Literatura para multidões
Itamar Vieira Junior
mediação de Walter Porto

Domingo, 27/11
10h
Você não é invisível
Lázaro Ramos
mediação de Patrícia Campos Mello

Foto: Lázaro Ramos/Divulgação

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top