Um melhores lançamentos de 2020 do Observador, o romance “Temporada de Furacões”, da mexicana Fernanda Melchor, já chegou a Portugal

“Temporada de Furacões”, o muito elogiado segundo romance de Fernanda Melchor, já chegou a Portugal, neste mês de janeiro, pela Elsinore numa edição que conta com 224 páginas traduzidas por Cristina Rodríguez e Artur Guerra e encadernação de capa dura. Além disso, o livro publicado no Reino Unido em 2020 numa tradução de Sophie Hughes, foi finalista do International Booker Prize nesse mesmo ano.

“Temporada de Furacões”, de Fernanda Melchor
(trad. Cristina Rodríguez e Artur Guerra,
ed. Elsinore, 224 páginas)

Um romance deslumbrante de uma das mais entusiasmantes novas
vozes da literatura mexicana
The Guardian

Baseado numa história verídica, neste caso, um crime violento ocorrido numa vila não muito longe da terra natal de Melchor, Veracruz, o enredo é desenvolvido ao redor de uma figura misteriosa e enigmática, conhecida como a Bruxa, que alimenta a imaginação do povo de La Matosa. O livro abre com a descoberta macabra do seu corpo, que boia num canal entre os juncos e os sacos de plástico, por um grupo de crianças assustadas.

A história desta figura e os motivos que levaram à sua morte vão sendo desvendados aos poucos, num vai e vem temporal que se torna psicologicamente mais denso e perturbador à medida que o romance avança. O ambiente mágico que abre o livro vai-se dissolvendo e, ao longo da narrativa, a verdade dura das personagens vai vindo ao de cima.

Estas personagens quebradas pelo contexto social em que vivem servem a Melchor para abordar problemas bem reais como a violência, a misoginia e a superstição. Violento, mas extremamente belo, “Temporada de Furacões” é um retrato do que existe de pior no ser humano, mas também da capacidade que este tem de suportar e sobreviver às piores atrocidades.

O romance constou da lista de melhores lançamentos de 2020 do Observador e foi nomeado para vários prémios literários internacionais.

O último livro de Fernanda Melchor, “Paradais”, foi publicado no ano passado no Reino Unido e nomeado para o International Booker Prize no mesmo ano. A coletânea de histórias verídicas que a autora publicou em 2013 no México, “Aquí no es Miami”, vai ser editada em inglês em abril deste ano, com tradução de Sophie Hughes, que verteu “Paradais” também para a língua inglesa.

Foto: Fernanda Melchor por Berta Tilmantaitė

Sobre a autora;
Nascida em 1982, em Veracruz, no México, Fernanda Melchor é jornalista, escritora e roteirista. Com as crónicas contidas em “Aqui no es Miami”, livro publicado originalmente em 2013, venceu o Prêmio PEN México de Excelência Jornalística e Literária. “Falsa liebre” foi o seu primeiro romance publicado também em 2013. Em 2017, surgiu o romance “Temporada de Furacões”, com o qual venceu o Prémio Anna Seghers e o Prêmio Internacional de Literatura Haus der Kulturen der Welt em 2019 e foi finalista do International Booker Prize em 2020. Em 2021, publicou “Paradais”. O seu trabalho tem sido alvo de reconhecimento por parte crítica internacional e, com isso, a autora tem um lugar de destaque na atual literatura sul-americana.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Temporada de Furacões”, de Fernanda Melchor (Elsinore, Wook):
https://www.wook.pt/livro/temporada-de-furacoes-fernanda-melchor/28064284

Leitores residentes no Brasil:
“Temporada de Furacões”, de Fernanda Melchor (Editora Mundaréu, Amazon Brasil):
https://www.amazon.com.br/Temporada-furac%C3%B5es-Fernanda-Melchor/dp/6587955010

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top