Bernardine Evaristo prepara-se para ser a primeira presidente não-branca da Sociedade Real de Literatura Britânica

Fundada em 1820, ao longo da sua existência, a Sociedade Real de Literatura Britânica prepara-se para entregar a sua presidência à premiada escritora Bernardine Evaristo, no final deste ano, após o término do mandato de Marina Warner. Se, por um, lado, Evaristo está prestes a ser a 2ª mulher a liderar este organismo, por outro, fará história ao tornar-se na primeira mulher não-branca neste cargo.

A autora de \”Rapariga, Mulher, Outra\”, que foi o oitavo romance da sua carreira, em 2019, foi a primeira mulher negra a conquistar o prestigiado prémio de literatura Man Booker Prize. Nessa ocasião, de forma inédita, o júri decidiu atribuir o galardão a duas pessoas, tendo sido a canadiana Margaret Atwood, a autora de \”Os Testamentos\”, a fazer companhia à autora britânica.

No dia de hoje, a notícia foi divulgada pelo célebre jornal The Guardian, citando a própria escritora, que se diz “altamente honrada” por ter sido escolhida. Para Evaristo, é um sinal de que a sociedade está “a abraçar o século XXI de forma corajosa, defendendo as possibilidades de uma cultura mais igualitária para a literatura”.

“Estou orgulhosa por ser a figura de proa de uma organização literária tão majestosa e robusta e que está ativa e urgentemente empenhada em incluir a variedade mais ampla possível de escritores excecionais vindos de todas as áreas demográficas e geográficas na Grã-Bretanha, e em chegar a comunidades marginalizadas através de projetos literários.” — Bernardine Evaristo

Além de \”Rapariga, Mulher, Outra\”, publicado em 2020, está editado em português o romance que Evaristo escreveu em 2009, \”Raízes Brancas\”. Em Outubro deste ano, foi editado no Reino Unido o seu livro de memórias, \”Manifesto\”.

A Sociedade Real de Literatura é uma associação de beneficência aberta a todos os que se queiram inscrever nela. Tem como objetivo assumido “o avanço da literatura”.

“A literatura não é um luxo, é antes algo essencial para a nossa civilização.” — Bernardine Evaristo

Foto: Bernardine Evaristo por Nils Jorgensen

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre a autora:
Autora britânica de oito obras de ficção, Bernardine nasceu em Londres em 1959. O seu romance, “Girl, Woman, Other” ganhou o Booker Prize em 2019. Foi, igualmente, um dos 19 livros favoritos de Barack Obama. Em Junho de 2020, tornou-se a primeira mulher de cor a ocupar o primeiro lugar nas bancas de ficção científica do Reino Unido. A produção literária de Evaristo inclui, ainda, ficção curta, drama, poesia, ensaios, críticas literárias e projetos para teatro e rádio. Dois dos seus livros, “The Emperor’s Babe” (2001) e “Hello Mum” (2010), foram adaptados para os dramas da Rádio 4 da BBC. Atualmente, é professora catedrática de escrita criativa na Brunel University London e vice-presidente da Royal Society of Literature.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Rapariga, Mulher, Outra”, de Bernardine Evaristo (Elsinore, Wook):
https://www.wook.pt/livro/rapariga-mulher-outra-bernardine-evaristo/24302923
“Raízes Brancas”, de Bernardine Evaristo (Elsinore, Wook):
https://www.wook.pt/livro/raizes-brancas-bernardine-evaristo/25043021

Leitores residentes no Brasil:
“Garota, Mulher, Outras”, de Bernardine Evaristo (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/garota-mulher-outras-1-ed-2020/artigo/9c1b8bd8-cc8e-4f53-b284-2c8ab6f6ac1a

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top