Com o programa principal da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) a decorrer entre os dias 27 de outubro e 5 de novembro, ficamos a saber que a primeiro autor confirmado é, ao mesmo tempo, um regresso, visto que Alejandro Zambra teve a sua estreia em Paraty há 9 anos. No entanto, tal como aconteceu no ano anterior, esta 19ª edição realizar-se-á em formato virtual.
“Neste regresso à Flip depois de quase uma década e com novas publicações, Zambra oferece-nos a oportunidade de refletir sobre dois movimentos: um é a trajetória artística dele, o outro são as transformações sociais, políticas e culturais do Brasil e do Chile.” — Mauro Munhoz, diretor artístico da Flip
A viver na Cidade do México, Zambra tem uma nova casa editorial no Brasil, a Companhia das Letras. Assim sendo, para aproveitar esta sua viagem ao Brasil, a editora vai lançar, num único volume de 560 páginas, os romances \”Bonsai\”, \”A vida privada das árvores\”, \”Formas de voltar para casa\” e \”Múltipla escolha\”, os contos presentes em \”Meus documentos\”, e outros contos dispersos. A capa ficou a cargo de Elisa von Randow e a tradução foi realizada por Miguel Del Castillo, Josely Vianna Baptista e José Geraldo Couto. Esta obra estará disponível, a partir do dia 11 de outubro, sob o título de \”Ficção 2006~.2014\”.
Como se tudo isto já não fosse suficiente, nesse mesmo dia, a sua novíssima narrativa longa intitulada \”Poeta chileno\” vai ver igualmente a luz do dia numa edição com 432 páginas, capa assinada por Elisa von Randow e tradução de Miguel Del Castillo. De acordo com a editora, esta é uma declaração de amor à poesia e aos poetas e, paralelamente, um regresso de Alejandro Zambra ao romance. Resumidamente, \”Poeta chileno\” é uma história encantadora sobre família, literatura e paternidade.
Inspirada na natureza, “nas plantas e florestas”, o grupo curatorial da Flip vê na obra de Zambra um diálogo direto com a temática da edição, principalmente em relação às narrativas de \”Bonsai\” e \”A vida privada das árvores\”.
Aceda ao site oficial da FLIP e fique for dentro de tudo:
https://www.flip.org.br/
Foto: Alejandro Zambra por Mabel Maldonado/Divulgação
Sobre o autor:
Nasceu em Santiago, no Chile, em 1975. Alejandro Zambra é autor dos romances \”Bonsai\”, \”A vida privada das árvores\”, \”Formas de voltar para casa\”, \”Múltipla escolha\” e \”Poeta chileno\”, dos contos de \”Meus documentos\”, dos volumes de poesia \”Bahía inútil\” e \”Mudanza\” e dos livros de ensaios \”No leer\” e \”Tema libre\”. As suas obras foram traduzidas para vinte idiomas e os seus textos saíram em publicações como Granta, The New Yorker, The Paris Review, entre outras.
Sugestão de Leitura:
Leitores residentes no Brasil:
**\”Ficção 2006-2014: Bonsai, A vida privada das árvores, Formas de voltar para casa, Meus documentos, Múltipla escolha e contos dispersos\”, de Alejandro Zambra (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/ficcao-2006-2014-bonsai-a-vida-privada-das-arvores-formas-de-voltar-para-casa-meus-documentos-multipla-escolha-e-contos-dispersos-1-ed-2021/artigo/11eca285-4382-4020-aa0a-f96e86594785
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 11-10-2021.
**\”Poeta chileno\”, de Alejandro Zambra (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/poeta-chileno-1-ed-2021/artigo/8e93d065-73cc-4ad5-aaab-73d61e7add30
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 11-10-2021.
Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!