Entre os dias 21 e 25 de julho vai ocorrer a edição de 2021 do Flipoços, um importante festival literário brasileiro que este ano vai ter a participação de Joel Neto e Teolinda Gersão dois autores a representar a literatura produzida em Portugal.
Recentemente, o Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços) divulgou a sua programação de 2021, que será realizado no formato on-line. Uma das grandes novidades deste ano é a primeira Residência Literária Virtual Flipoços Camões, organizada em parceria com o Instituto Camões CCP Brasília. Por esse motivo, ao longo de 20 dias, os escritores portugueses Joel Neto e Teolinda Gersão passearão pela cidade e pela sua história, de forma virtual, através de conversas com historiadores, jornalistas, escritores e personalidades locais.
Joel Neto nasceu na ilha Terceira, nos Açores, e mudou-se para Lisboa no final da adolescência, para estudar Relações Internacionais no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Depois de década e meia de trabalho como repórter, editor e chefe de redação na maior parte dos grandes jornais e revistas portugueses, voltou à ilha natal em 2012, determinado a dedicar-se inteiramente à literatura. Vive desde então no lugar dos Dois Caminhos, freguesia da Terra Chã, na companhia da mulher, a tradutora Catarina Ferreira de Almeida, e dos dois cães. Colunista de alguns dos principais jornais nacionais, nomeadamente Diário de Notícias e O Jogo, publica regularmente em revistas e antologias literárias portuguesas e estrangeiras. Tem livros e/ou contos publicados em países como Reino Unido, Espanha, Itália, Polónia, Brasil ou Japão.
Teolinda Gersão estudou nas Universidades de Coimbra, Tübingen e Berlim, foi leitora de português na Universidade Técnica de Berlim e professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa, onde lecionou Literatura Alemã e Literatura Comparada. Viveu três anos na Alemanha, dois anos em São Paulo, Brasil, e conheceu Moçambique e a cidade de Lourenço Marques, onde decorre o romance \”A árvore das palavras\”. É autora de 19 livros e a sua obra encontra-se traduzida em 20 países. Considerada uma das maiores escritoras portuguesas da atualidade, foi galardoada com os mais prestigiados prémios literários nacionais, nomeadamente o Grande Prémio de Romance e Novela da APE, o Prémio do PEN Clube (1981 e 1989), o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco, o Prémio Fernando Namora (1999 e 2015) e o Prémio Literário Vergílio Ferreira 2017 pelo conjunto da sua obra. Foi escritora residente da Universidade de Berkeley em 2004. Alguns dos seus contos e livros têm sido adaptados ao cinema e ao teatro e encenados em Portugal, na Alemanha e na Roménia. Em 2018 foi-lhe atribuído o Marquis Lifiteme Achievement Award.
No fim desse período, eles desenvolverão textos que farão parte de um e-book que será lançado em novembro, com distribuição gratuita. Adicionalmente, é importante realçar que toda a programação onde a dupla estará presente será aberta ao público e transmitida ao vivo pelas redes sociais do Festival.
A residência tomará corpo numa casa virtual que abrigará os dois escritores. Em cada uma das divisões, eles vão desenvolver um tema recorrendo a diversos vídeos. No quarto, por exemplo, eles falam dos seus sonhos; na biblioteca, sobre a lusofonia e na cozinha, as suas referências gastronômicas. É uma forma de o leitor brasileiro conhecer a Teolinda e o Joel, a partir de um olhar mais pessoal e mais próximo. o início do projeto está marcado para o mesmo dia do início da Residência Literária: 21 de julho e ele será alimentado à medida que o projeto acontece, trazendo para a página todas as atividades de que a Teolinda e o Joel participarão.
Ao fim do projeto, além do já mencionado e-book com os textos produzidos pelos dois escritores, será lançado um documentário com os bastidores da Residência Literária.
Programação
A 16ª edição do Festival Literário terá mais de 20 editoras parceiras e participações de diversos jornalistas, escritores nacionais e internacionais, editores e críticos literários na programação. Além disso, todos os debates e encontros poderão ser acompanhados ao vivo de forma gratuita e os lançamentos literários estarão à venda de forma inédita apresentados em carrosséis, modelo rotativo de exibição durante os debates. Toda a logística de venda e entrega estará a cargo da Livraria Martins Fontes, a Livraria oficial do Festival.
Na programação, os temas de interesse geral serão discutidos pelos convidados como, por exemplo, a história do negro no Brasil, a desigualdade social e a pandemia e ainda como os novos desafios do aprendizado e as formas de relacionamento podem impactar-nos.
Quanto à programação do Flipocinhos, voltada para as crianças, ela será realizada em parceria com o Sesc.
Para mais informações, consulte:
http://www.flipocos.com
Foto: Divulgação
Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!