Luize Valente, autora de romances como “Uma Praça em Antuérpia” e “Sonata em Auschwitz”, Aline Bei, autora de “O Peso do Pássaro Morto”, editado pela Editora Nós, e que venceu, recentemente, o Prémio São Paulo de Literatura, foram somente duas dos 30 autores brasileiros que participaram numa coleção de contos inéditos, editada pela Amazon, através da plataforma Kindle Direct Publishing (KDP).
Para além dos nomes referidos, acima, Marcelo Moutinho, Cintia Moscovich, Sergio Abranches, Miriam Leitão, Edney Silvestre e Vanessa Bárbara, fizeram, igualmente, parte do grupo de autores selecionados.
Os contos estão divididos em 3 volumes — “Histórias para tempos de crise”, “Pessoas bacanas” e “Selvageria”. Cada um dos livros custa R$9.90. No caso de não querer adquirir a colecção “Identidade”, por completo, cada uma destas pequenas narrativas pode ser adquirida por R$1.99.
O que marca a diferença é que, para este lançamento, o envolvimento das editoras foi o menor possível. Em vez disso, quem tomou a dianteira foram a Agência Riff, a Agência Villas Boas e Moss e MTS agência literária.
Além disso, esta acção, ao não envolver as editoras, permite que os autores e agentes possam receber até 70% dos direitos de autor, o que contrasta com o modelo praticado pelas casas editoriais, visto que a percentagem que é paga, varia entre os 10% e os 25% do valor total das vendas dos livros.
Em declarações ao jornal @O Globo, a agente literária Lucia Riff afirma:
“Entendo que a publicação direta, em formato digital, seja através de uma editora, seja no modelo da autopublicação, é uma nova tendência, e não tem a ver com a crise do momento. A crise é, certamente, passageira, mas a leitura de livros via digital tem crescido, e isso é bom para todos.”
Convém relembrar que eles podem ser lidos, em qualquer dispositivo, com os apps gratuitos de leitura Kindle para desktop, tablets e smartphones iOS e Android, e nos e-readers Kindle.
Num texto enviado à imprensa, a Amazon afirma que o lançamento procura “permitir que mais pessoas descubram o gosto pela leitura de ficção brasileira e possam conhecer o trabalho destes talentosos escritores”.
No que diz respeito aos autores brasileiros, podem comprar o seu exemplar de “O Peso do Pássaro Morto”, de Aline Bei, através da Amazon Brasil:
Por fim, ainda que Aline Bei ainda possua o seu romance de estreia publicado em Portugal, Luize Valente é uma excelente alternativa, uma vez que “Uma Praça em Antuérpia” e “Sonata em Auschwitz” fazem parte do catálogo da Edições Saída de Emergência.
Boas leituras!