AA organização do Women\’s Prize for Fiction, prémio que celebra a criatividade feminina, solicitou às mulheres que integram o júri da edição deste ano, Bernardine Evaristo, Elizabeth Day, Author, Vick Nwosu-Hope, Sarah-Jane Mee e Nesrine Malik, para indicarem um romance que os leitores devem descobrir ao longo deste ano, com Chimamanda Ngozi Adichie a surgir, em dose dupla, com “Americanah” e “Meio Sol Amarelo”.
A lista é composta por obras escritas por mulheres e, em termos gerais,recomenda, sobretudo, romances de escritoras contemporâneas e um clássico, \”Mrs. Dalloway\”, de Virgina Woolf.
Bernardine Evaristo, que foi finalista do prémio, em 2020, com \”Rapariga, Mulher, Outra\” (2020, ed. Elsinore), vencedor do Booker Prize em 2019, sugeriu a leitura de \”De Olhos Pousados em Deus\” (2011, ed. Clube do Autor), da norte-americana Zora Neale Hurston, “um livro excecional”. O romance é considerado um dos mais influentes na história da literatura norte-americana e da literatura escrita por mulheres.
Sinopse:
Contada pela voz cativante de uma mulher que se recusa a viver na dor, na amargura ou no medo, \”De Olhos Pousados em Deus\” apresenta-nos Janie Crawford, uma mulher negra de pensamentos e sentimentos profundos, que embarca numa demanda em busca do seu verdadeiro eu.
A viagem de Janie inicia-se aos dezasseis anos, quando a avó moribunda a obriga a casar com Logan Killicks, um homem mais velho que Janie despreza. Revoltando-se contra as tentativas de Logan em transformá-la numa moura de trabalho, Janie decide fugir com Joe Starks, um homem da cidade com grandes sonhos. Os dois seguem para Eatonville, onde, passado pouco tempo, Joe se transforma no seu presidente de Câmara, chefe dos correios e proprietário de terras.
Depois da morte de Joe, Janie apaixona-se por um trabalhador de espírito livre muito mais novo do que ela. Tea Cake é o verdadeiro amor de Janie e na sua companhia ela tem finalmente liberdade para se transformar nela mesma.
\”Zora Neale Hurston é uma das escritoras do nosso tempo.\” — Toni Morrison, Prémio Nobel de Literatura 1993
A escritora e jornalista Elizabeth Day escolheu \”Americanah\”, da nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie (2013, ed. Publicações Dom Quixote). Para Day, trata-se de “um épico em escala, mas humano em ressonância.”.
Sinopse:
Ainda adolescentes, Ifemelu e Obinze apaixonam-se. A Nigéria vive dias sombrios sob o jugo de uma ditadura militar e quem pode abandonar o país fá-lo rapidamente.
Ifemelu, bela e ousada, vai estudar para os Estados Unidos. Para trás, deixa o país, a família e Obinze, a quem chama Teto, um nome que testemunha uma intimidade absoluta e irrepetível. Obinze, introvertido e meigo, planeava juntar-se-lhe, mas a América do pós-11 de setembro fecha-lhe as portas. Sem nada a perder, ele arrisca uma vida como imigrante ilegal em Londres.
Anos mais tarde, na recém-formada democracia nigeriana, Obinze é um homem rico e poderoso.
Nos Estados Unidos, Ifemelu também vingou: é autora de um blogue de culto. Mas há algo que nem a América nem o tempo conseguem apagar. E quando decide regressar à Nigéria, Ifemelu terá de reinventar uma linguagem comum com Obinze e encontrar o seu lugar num país muito diferente do que guardou na memória.
\”Magistral… Uma história de amor épica e expansiva… Não faz rodeios em relação à raça, classe e à luta de partir o coração e de alto risco por pertencer a um mundo fragmentado.\” — O. The Oprah Magazine
É também da autoria de Chimamanda Ngozi Adichie a escolha da apresentadora Vick Hope, \”Meio Sol Amarelo\” (2017, Publicações Dom Quixote).
Sinopse:
Com a elegância e o talento a que já nos habituou, Chimamanda Ngozi Adichie cruza um momento determinante na história moderna de África com as vidas de cinco personagens inesquecíveis.
A breve vida do Biafra enquadra o crescimento de Ugwu, um humilde criado de treze anos a quem o mundo se desvendará pela mão do seu senhor, Odenigbo, que, na intimidade da sua casa, planeia uma revolução. Este jovem professor universitário mantém uma relação apaixonada com a bela Olanna, cuja irmã gémea, Kainene, é alvo do amor desesperado de Richard, um jovem inglês a braços com sua identidade enquanto homem branco em África.
Todos eles vão ser forçados a tomar decisões definitivas sobre amor e responsabilidade, passado e presente, nação e família, lealdade e traição. Todos eles vão assistir ao desmoronar da realidade tal como a conheciam devido a uma guerra que tudo transformará irremediavelmente.
\”Um relato lindo e impiedoso de amor, violência e traição durante a guerra de Biafra\”. — TIME
\”Meio Sol Amarelo\” foi considerado, em 2020, o melhor romance dos 25 anos de história do Women’s Prize for Fiction, que venceu em 2007, quando este ainda se chamava Orange Prize.
Por outro lado, a apresentadora da Sky News Sarah-Jane Mee escolheu o livro mais recente, \”The Five: The Untold Lives of the Women Killed by Jack the Ripper\”, da britânica Hallie Rubenhold.
Sinopse:
Polly, Annie, Elizabeth, Catherine e Mary-Jane são famosas pela mesma coisa, embora nunca se tenham conhecido. Elas vieram de Fleet Street, Knightsbridge, Wolverhampton, Suécia e País de Gales. Escreveram baladas, dirigiram cafés, viveram em propriedades rurais, respiraram o pó da tinta das impressoras e escaparam dos traficantes de pessoas.
O que eles tinham em comum era o ano de seus assassinatos: 1888.
O assassino nunca foi identificado, mas o nome criado para ele, pela imprensa, tornou-se muito mais famoso do que qualquer uma dessas cinco mulheres.
Agora, nesta narrativa devastadora de cinco vidas, a historiadora Hallie Rubenhold, finalmente, esclarece as coisas e devolve, a essas mulheres, as suas histórias.
\”Mary Ann Nichols, Annie Chapman, Elizabeth Stride, Catherine Eddowes e Mary Jane Kelly merecem ser consideradas mais do que corpos eviscerados em uma rua do leste de Londres. Este livro assustador faz algo para restabelecer esse equilíbrio.\” — Sunday Times
A seleção da escritora Nesrine Malik, \”Mrs. Dalloway\”, de Virgina Woolf, surge como o representante dos clássicos da literatura.
Romance que revelou em pleno o talento de Virginia Woolf, a sua perspicácia, a sensibilidade transparente e, sobretudo, a arte suprema de descrever os segredos das almas – não os atos mas as sensações que eles despertam – fazem de Mrs Dalloway uma obra-prima indiscutível da literatura universal.
Sinopse:
Numa clara manhã de primavera, Clarissa Dalloway resolve sair para comprar flores para a festa que acolherá naquela mesma noite, em sua casa. Enquanto passeia pelas ruas de Londres, são recolhidas imagens, sensações e ideias, entrelaçadas com as personagens que habitam o seu mundo – do marido, Richard Dalloway, à filha, Elizabeth, e a Peter Walsh, amigo de juventude acabado de voltar da Índia – e que com ele se cruzam – como Septimus Warren Smith, veterano da Primeira Guerra Mundial assombrado pela doença mental.
Foto: Chimamanda Ngozi Adichie por Manny Jefferson
Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37
Sugestões de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
\”De Olhos Pousados em Deus\”, de Zora Neale Hurston (Clube do Autor, Wook):
https://www.wook.pt/livro/de-olhos-pousados-em-deus-zora-neale-hurston/11352898
“Americanah”, de Chimamanda Ngozi Adichie (Dom Quixote, Wook):
https://www.wook.pt/livro/americanah-chimamanda-ngozi-adichie/15222301
“Meio Sol Amarelo”, de Chimamanda Ngozi Adichie (Dom Quixote, Wook):
https://www.wook.pt/livro/meio-sol-amarelo-chimamanda-ngozi-adichie/19319202
\”The Five: The Untold Lives of the Women Killed by Jack the Ripper\”, de Hallie Rubenhold (Edição em língua inglesa, Black Swan, Wook):
https://www.wook.pt/livro/the-five-hallie-rubenhold/22608357
“Mrs. Dalloway”, de Virginia Woolf (Livros do Brasil, Wook):
https://www.wook.pt/livro/mrs-dalloway-virginia-woolf/16066983
Leitores residentes no Brasil:
“Americanah”, de Chimamanda Ngozi Adichie (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/americanah/artigo/63ac4681-b75e-47e9-9640-887c215bf313
“Meio Sol Amarelo”, de Chimamanda Ngozi Adichie (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/meio-sol-amarelo-1-ed-2008/artigo/28b2924d-b44d-401d-9f35-2e601afd6071
“Mrs. Dalloway”, de Virginia Woolf (Penguin-Companhia, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/mrs-dalloway-1-ed-2017/artigo/3c12d6c4-9c43-4d72-b0aa-c144d85174c5
Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!