“Vivre vite”, a narrativa de ficção de Brigitte Giraud, distinguida com o Prémio Goncourt de 2022

Durante a sua carreira, Brigitte Giraud, que já tinha sido finalista do Prémio Fémina com o livro “Um Ano Estrangeiro”, publicado em Portugal pela Livros da Seda em 2010, sendo obra faz parte dos livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura para o Ensino Secundário, arrecada agora o galardão da literatura francesa com mais prestigio pela autoria de “Vivre vite”, descrito como um romance de autoficção.

\"\"
\”Vivre Vite\”, de Brigitte Giraud
(Vencedor do Prémio Goncourt 2022,
ed. Flammarion, 208 páginas)

Ainda sem uma edição portuguesa, o livro agora premiado foi originalmente publicado pela editora Flammarion. Nele, a escritora questiona o que teria sido a sua vida se Claude, o seu companheiro, não tivesse morrido num acidente de moto em 1999.

Numa “história tensa, que funciona como uma verdadeira contagem regressiva”, Brigitte Giraud tenta perceber o que levou a que aquele acidente acontecesse, lê-se no resumo do livro. A escritora regressa às perguntas que na altura ficaram sem resposta.

“Brigitte Giraud é a 13.ª mulher vencedora do prémio”, disse aos jornalistas Paule Constant, escritora e membro da Academia Goncourt, no anúncio desta manhã em Paris.

Como habitualmente, os dez membros da Academia Goncourt estiveram reunidos esta quinta-feira no restaurante Drouant, em Paris, onde realizaram o anúncio.

As outras três obras finalistas eram “Le Mage du Kremlin”, de Giuliano da Empoli (ed. Gallimard), “Les Presque Soeurs”, de Cloé Korman (ed. Seuil), e “Une somme humaine”, de Makenzy Orcel (ed. Rivages)​.

Como escreve a jornalista Raphaëlle Leyris​, do Le Monde, o romance de Giuliano da Empoli era, para muitos, o favorito, mas recebeu o Grande Prémio do Romance da Academia Francesa na semana passada.

Relembro que o Prémio Goncourt de 2021 foi atribuído a Mohamed Mbougar Sarr por “A Mais Secreta Memória dos Homens​”, que em Portugal saiu pela Quetzal no mês passado.

Foto: Brigitte Giraud por Pascal Ito

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top