Victor Hugo: “Nossa Senhora de Paris” regressa ao topo de vendas da Amazon, um dia depois do incêndio que consumiu parte deste símbolo da cidade-luz

De acordo com o France24, ainda os bombeiros combatiam as chamas que destruíram parte da magnífica catedral Notre Dame e romance de Victor Hugo, editado, pela primeira vez, em 1830, já liderava as listas de livros mais vendidos da Amazon no seu país e em Inglaterra. Gostaria que a Relógio D\’Água editasse esta obra de elevada importância para literatura ocidental, visto que é uma editora especializada em clássicos da literatura. Até porque já editou \”Os Miseráveis\”, um outro clássico deste autor magistral.

Apesar de a adaptação deste romance para um filme de animação, realizado pela Disney, se focar em personagens como Quasimodo, Esmeralda e Frodo, na minha opinião, é a Notre-Dame que é a protagonista principal, relegando todas essas personagens para o enredo construído habilmente por Victor Hugo. Foi com a intenção de alertar a sociedade para a degradação e para o abandono da majestosa catedral que o autor escreveu esta obra ímpar da literatura francesa. Na época, o sucesso da obra provocou um movimento de cidadãos que conseguiu convencer as autoridades a restaurarem a catedral.

Se olharmos, de forma mais atenta para a história, Notre-Dame levou cerca de 182 anos a ser construída, o que fez com que fosse alvo de uma mistura de vários estilos arquitectónicos. é uma catedral que exibe, maioritariamente, as influências do período gótico e a sua construção ocorreu entre os anos de 1163 e 1345.

No entanto, para o autor, que é apelidado pelos franceses, como o “Homem-Século”, visto que viveu quase todo o século XIX, mais precisamente, entre 1802 e 1885, \”ainda hoje a igreja de Nossa Senhora de Paris continua a ser um sublime e majestoso monumento\”.

Aprofundando o contexto, o pano de fundo que levou o escritor a compôr esta incrível “carta de amor a Notre-Dame” prende-se com a indignação sentida após os diversos saques que a catedral sofreu durante a revolução francesa.

Contudo, nesta narrativa, publicada 32 anos antes de “Os Miseráveis”, Victor Hugo salientou: \”Por mais majestoso que se tenha conservado com o tempo, não podemos deixar de nos indignar perante as degradações e mutilações de todo o tipo que os homens e a passagem dos anos infligiram a este venerável monumento\”.

Por fim, gostaria de deixar, para reflexão, o excerto que mais tem sido comentando nos últimos dias:

\”Todos os olhares se dirigiam para a parte superior da catedral e era algo extraordinário o que viam: na parte mais elevada da última galeria, acima da rosácea central, uma grande chama subia entre os campanários com turbilhões de faíscas, uma grande chama revolta e furiosa.\” — Victor Hugo

O romance \”Notre-Dame de Paris\” também está disponível gratuitamente e legalmente na Gallica, biblioteca digital da Biblioteca Nacional da França.
Caso queira ler o romance na sua língua original, visite: https://gallica.bnf.fr.

Foto: Victor Hugo; Fonte: Wikimedia Commons

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top