Vanessa Passos, premiada autora bestseller do estado do Ceará e PhD em Escrita Criativa, além de colunista do PublishNews – inicia hoje uma série de eventos em Portugal, em Lisboa e Cascais. A agenda conta com workshop de escrita, palestras, clube de leitura, roda de conversa e lançamento do seu romance premiado, “A filha primitiva”, publicado pela José Olympio, editora pertencente ao Grupo Editorial Record.
Especialista em escrita e CEO da VP Voz LTDA, Vanessa Passos atua na mentoria de mulheres na escrita e no marketing de livros. Com apenas 30 anos, é pós-doutora em Escrita Criativa e lidera uma comunidade de escritoras que tem voz em mais de nove países. O objetivo desta digressão literária é que o seu romance, já best-seller na Amazon e na 5ª edição impressa do livro pelo Grupo Editorial Record, possa alcançar ainda mais leitores fora do Brasil e mundo afora. Assim sendo, a digressão inicia-se em Portugal, neste mês de maio, segue para a Argentina, em agosto, e termina em França, no mês de novembro.
A autora brasileira, como escritora e mentora de escritoras, busca um maior destaque para as mulheres no mercado editorial e na imprensa.
“Nós, escritoras, não precisamos morrer para sermos lidas. As mulheres não vão ficar mais em silêncio ou tímidas num canto. Elas vão conquistar o mundo e a literatura”, afirma Vanessa Passos.
Um dos objetivos da turnê também é a interação e diálogo entre Brasil e Portugal, de maneira que a pluralidade traga enriquecimento literário, visando a união de forças a fim de criar oportunidades.
Ciente de que no Brasil há muitos eventos literários focados nas vozes femininas, como o seu Encontro Nacional de Escritoras, a autora pretende, a partir de workshops de escrita, palestras e rodas de conversa, criar um espaço para esse diálogo entre escritoras brasileiras e lusófonas.
Foto: Vanessa Passos por Maju Totino
Sobre a autora:
Nascida em 1993, na cidade de Fortaleza (CE), Vanessa Passos é escritora, professora de escrita criativa, Doutora em Literatura (UFC) e Pós-Doutora em Escrita Criativa pela PUCRS, sob orientação de Luiz Antonio de Assis Brasil. Autora de A mulher mais amada do mundo (2020, ed. Luazul), os seus contos venceram diversos concursos literários e foram selecionados para participar em antologias. \”A filha primitiva\” (2022, ed. José Olympio), romance vencedor do 6º Prêmio Kindle de Literatura, é o seu romance de estreia. Também é colunista do Caderno Vida & Arte, do Jornal O Povo, e do PublishNews.
Sugestão de Leitura:
Leitores residentes no Brasil:
**“A filha primitiva”, de Vanessa Passos (Editora José Olympio, Amazon Brasil):
https://www.amazon.com.br/filha-primitiva-Vanessa-Passos/dp/6558470993
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 25.07.2022
Boas leituras!