Vai poder saber os pensamentos de Margaret Atwood com a chegada de “Questões escaldantes” a 27 de outubro

Para além da excelência conquistada por Margaret Atwood ao longo de uma vasta carreira, em que escreveu obras em diversos géneros literários como contos, romances e poesia, em “Questões Escaldantes”, ficamos a conhecer um pouco melhor a sua capacidade para escrever ensaios e alguns textos ocasionais sobre várias temáticas, onde a autora de obras como “A História de uma Serva”, “Os Testamentos”, “Chamavam-lhe Grace” e “O Ano do Dilúvio”, entre outras, leva o leitor a refletir através dos seus pensamentos e pontos de vista contidos nestas 584 páginas que chegam às livrarias portuguesas a 27 de outubro.

\"\"
\”Questões Escaldantes – Ensaios e textos ocasionais (2004-2021)\”, de Margaret Atwood
(Trad. Eugénia Antunes e Paulo Rêgo,
ed. Bertrand Editora, 584 páginas)

\”Debruçando-se sobre algumas das questões mais urgentes dos nossos dias, Margaret Atwood permanece uma pensadora arrojada
e fascinante\”.
— The Guardian

Sinopse:
Margaret Atwood, ícone cultural e uma das mais importantes escritoras contemporâneas, está de regresso com uma extraordinária coleção de ensaios – divertidos, eruditos, terrivelmente curiosos e assombrosamente premonitórios –, que procuram dar resposta às questões mais prementes dos nossos dias, tais como: Porque contam histórias todas as pessoas, em todos os pontos do planeta, em todas as culturas?

Quanto de nós podemos dar aos outros, ou de quanto podemos prescindir, sem que fiquemos vazios? Será possível viver no planeta Terra? Como? É verdade, seja o que for? E é justo? O que têm os zombies que ver com autoritarismo? Ao longo de cinquenta peças literárias, Atwood convoca o melhor do seu prodigioso espírito crítico e do seu humor irreverente, discorrendo sobre o fim da História, a crise financeira, a ascensão de Trump ao poder e a herança do trumpismo, e a própria pandemia.

Da dívida pública aos grandes gigantes tecnológicos, da crise climática ao nosso conceito de liberdade; e quando devemos nós oferecer os nossos conselhos aos mais jovens? Resposta rápida: apenas quando nos pedirem. Também se apresenta uma forma de definir o conceito de «granola» – mas não a marca registada. Não haverá melhor guia para os muitos e variados mistérios do Universo.

Foto: Margaret Atwood por Linda Nylind

Sobre a autora:
Nascida em Otava, em 1939, Margaret Atwood é a mais celebrada autora canadiana e, além de “A História de Uma Serva” – agora uma série de televisão multipremiada –, publicou mais de quarenta livros de ficção, poesia e ensaio. na ficção destacam-se o seu livro de estreia, “A Mulher Comestível”, “Chamavam-lhe Grace”, “Órix e Crex”, “O Ano do Dilúvio”, “Maddaddam”, “Semente de Bruxa” e “A Odisseia de Penélope”, entre outros. Recebeu diversos prémios literários ao longo da sua carreira, incluindo o Arthur C. Clarke, o Booker Prize (em duas ocasiões, por “O Assassino Cego”, em 2000, e por “Os Testamentos”, em 2019), o Prémio Príncipe das Astúrias para a Literatura, o Pen Center USA Lifetime Achievement Award e o Prémio da Paz dos Editores e Livreiros Alemães. Foi ainda agraciada com o título de Chevalier da Ordem das Artes e das Letras de França e com a Cruz de Oficial da Ordem de Mérito da República Federal da Alemanha. Uma das mais ativas vozes do feminismo moderno, na ficção e na não ficção, está traduzida para trinta e cinco línguas. Vive em Toronto.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
**“Questões Escaldantes”, de Margaret Atwood (Bertrand Editora, Wook):
https://www.wook.pt/livro/questoes-escaldantes-margaret-atwood/26668482
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 27.10.2022

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top