UNESCO junta-se à CPLP e reconhece o dia 5 de Maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa

Foi dado um importante passo para que o Português seja considerado uma língua relevante de comunicação, durante as sessões de trabalho que decorrem na Organização das Nações Unidas, visto que a UNESCO decidiu, por unanimidade, reconhecer o dia 5 de Maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa, juntando-se, desta forma, às comemorações que já são realizadas pela CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

É a primeira vez que a UNESCO toma uma decisão deste relevo, tendo em conta que o Português não integra a lista oficial de idiomas da organização. A decisão foi tomada na passada quinta-feira, 17 de outubro, numa reunião que teve lugar na cidade de Paris, em França.

Para esta decisão, os países de língua portuguesa desempenharam um papel determinante ao afirmarem que esta é a língua mais falada no hemisfério sul e que ela teve uma grande influência nas línguas de outros países. A apoiar esta candidatura conjunta estiveram a Argentina, Chile, Geórgia, Luxemburgo ou Uruguai, entre outros.

Assim sendo, anualmente, a 5 de maio, o Dia Mundial da Língua Portuguesa vai ser celebrado na sede da UNESCO, onde vão ocorrer concertos, iniciativas ligadas à literatura, exposições ou outros projetos dos países lusófonos associados à língua.

Nas palavras do diplomata António Sampaio da Nóvoa, que entrou em contacto com a Agência Lusa, e que foi citado pelo Público, “este é um passo importante para que a língua portuguesa se torne numa língua de trabalho na ONU”. Atualmente, o inglês, francês, árabe, russo, espanhol e chinês são as línguas oficiais.

A proposta recentemente aprovada será assinada na conferência geral da UNESCO marcada para o próximo mês de Novembro.

Foto: Christophe Petit Tesson

Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top