Ser escritor nem sempre é uma profissão bem vista pela sociedade, nomeadamemte, em países como o Zimbabué, uma nação tão castigada pela ditadura e que, há várias décadas sofre horrores inimagináveis num estado democrático. No entanto, Tsitsi Dangarembga. que é vista como uma parte in tegrante do canône literário afticano, que foi finalista da edição de 2020 do Booker Prize, um dos mais prestigiados galardões literários do mundo, com \”This Mournable Body\”, é um exemplo de resiliência.
Quando “Condições Nervosas\”, o romance de estreia de Tsitsi Dangarembga, foi publicado, em 1988, o livro foi aclamado e categorizado como uma das obras mais importantes da literatura africana no século XX. Esta narrativa conta a história de Tambudzai, uma menina que cresceu na pobreza onde, na altura, se situava a Rodésia e, agora, é o Zimbábue, e aborda a sua luta para obter uma educação e enfrentar os desafios da desigualdade de género enraizada em África, nas décadas de 1960 e 1970 e no mundo pós-colonial. Na época, a editora queria uma continuação escrita no menor tempo possível.
Contudo, em vez de mergulhar na escrita, Dangarembga decidiu estudar cinema. “Não pensei em escrever prosa por diversos anos”, revelou a autora numa entrevista. “Não tinha espaço para a escrita na minha cabeça.” Precisariamos de esperar até 2006 para que uma continuação, “The Book of Not”, fosse publicada. Nela, acompanhamos a vida de Tambudzai, ou Tambu, no colégio interno em que foi estudar, ainda que fique cada vez vez mais desiludida com a sua vida. O livro não chegou a ser editado nos Estados Unidos.
A terceira obra com a mesma protagonista, “This Mournable Body”, foi publicado com mais alarde nos Estados Unidos pela editora Graywolf Press, em 2018, e no Reino Unido, neste ano de 2020, pela Faber & Faber. Este romance foi incluído na lista de finalistas da edição deste ano do Booker Prize.
Em “This Mournable Body”, Tambu tornou-se a mulher educada que tanto batalhou por ser, ainda que isso não tenha parecido trazer -lhe grande conforto — material, social ou emocionalmente. Solitária, muitas vezes, desempregada, e lutando para reter o seu senso de valor pessoal, ela reflete, de adeiversas formas, as frustrações de zimbabuenses, como Dangarembga com a situação de seu país, que está em queda livre económica e sofre com as violações dos direitos humanos e com a pandemia do coronavírus.
Dangarembga não hesita em se pronunciar sobre política e gerou manchetes, no mundo inteiro, há algumas semanas ao ser detida durante um protesto em Harare, dias depois de ver anunciada sua inclusão entre os pré-selecionados para o Booker Prize. Mais tarde, “This Mournable Body” foi incluído entre os candidatos ao prêmio, anunciado em 19 de novembro.
Ela discutiu os anos que decorreram entre a publicação dos seus romances e o que entende sobre os problemas e possibilidades do Zimbábue, para onde retornou depois de passagens pela Inglaterra e pela Alemanha.
Foto: Tsitsi Dangarembga por Cynthia R. Matonhodze
Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37
Sobre a autora:
Viveu e estudou em Inglaterra e na Alemanha antes de regressar ao Zimbabué, país onde nasceu a 4 de fevereiro de 1959. Tsitsi Dangarembga não é, apenas, uma romacista e dramaturga mas também uma reconhecida realizadora de cinema. É autora dos romances \”Nervous Conditions\” (1988), tendo sido o primeiro romance a ser publicado, em inglês, por uma autora negra do Zimbabué. Além disso, no ano seguinte, venceu o Commonwealth Writers\’ Prize. Depois publicou \”The Book of Not\” (2006) e \”This Mournable Body\” (2018), sendo que este último foi finalista do Booker Prize em 2020.
Sugestão de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
“This Mournable Body”, de Tsitsi Dangarembga (Edição em língua inglesa, finalista do Booker Prize 2020, Faber & Faber, Wook):
https://www.wook.pt/livro/this-mournable-body-tsitsi-dangarembga/23330938
Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!