Toni Morrison, a primeira autora negra a vencer o Nobel de Literatura, em 1993, falece aos 88 anos

Aquando da atribuição do Nobel de Literatura, em 1993, os notáveis da Academia Sueca teceram rasgados elogios à produção literária desta importantíssima da literatura negra dos EUA, sobretudo, porque os seus romances “são caracterizados pela força visionária e presença poética que concede um aspeto essencial à realidade americana\”.

Nos últimos 10 anos, Morrison tinha a sua obra a ser editada no nosso país pela Editorial Presença que, desde 2009, deu a oportunidade, aos leitores portugueses, de conhecerem a sua voz narrativa e toda a sua maestria, através de livros como “A Dádiva”, “A Nossa Casa é onde está o Coração”, “Deus Ajude a Criança”, “Beloved” e “Love”. Relembro que a marca deixada no panorama da literatura mundial é insubstituível, visto que foi a primeira autora negra a ser agraciada com este prestigiado prémio que visa reconhecer a carreira literária de quem o recebe.

Dona de uma polivalência e de uma dedicação invulgar à literatura, Toni, para além de escritora, trabalhou como editora, tendo sido contratada pela Random House, um dos maiores grupos editoriais, um ano e meio depois de se mudar para Syracuse, no estado de Nova Iorque. Com o seu contributo, ajudou a tornar a literatura negra popular nos Estados Unidos, publicando autores como Henry Dumas, Toni Cade Bambara, Angela Davis e Gayl Jones.

Conquistou, desde cedo, o sucesso perante os leitores e a crítica. Frequentou, por várias vezes, a lista de bestsellers do The New York Times. Vários dos seus livros foram selecionados por Oprah Winfrey para fazerem parte do seu clube do livro.

A morte da escritora foi confirmada, hoje, por um amigo à Associated Press. Com o seu desaparecimento, a literatura, como um todo, fica mais pobre, perdendo umas das vozes mais interventivas na causas relacionadas com a população negra nos EUA. Felizmente, a sua marca permanecerá viva através dos livros que escreveu e que, de forma consolidada, a levaram ao Nobel de Literatura, em 1993, tendo sido a primeira autora negra a receber esta distinção.

Segundo a editora Alfred A. Knopf, a autora estava internada no Centro Médico Montefiore e faleceu, devido a uma doença breve. Para a família, ainda que a sua morte represente uma tremenda perda, eles estão gratos por ela ter tido uma vida longa e bem vivida.

Em termos literários, apesar de as suas narrativas mostrarem mulheres negras com personalidades fortes e histórias de vida marcantes, a autora nunca considerou que suas obras possuíam marcas feministas.

\”Não concordo com o patriarcado, mas não acho que ele deve ser substituído pelo matriarcado. É uma questão de acesso igualitário, de abrir portas para todos.” – Toni Morrison

Foto: Toni Morrison, em 1982, 11 anos antes do Nobel de Literatura; Fonte: Reg Innell

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre a autora:
Nasceu em 1931, em Ohio, nos Estados Unidos. Formada em letras pela Howard University, Toni Morrison estreou-se como romancista, em 1970, com \”O Olho Mais Azul\”. Em 1975, foi indicada para o National Book Award com \”Sula\” (1973), e, quatro anos depois, venceu o National Book Critics Circle com \”Song of Salomon\” (1977). No ano de 1981, publicou \”Tar Baby\”. \”Beloved\” (1987) valeu-lhe o prêmio Pulitzer de Ficção, logo no ano seguinte. Ainda antes de receber a maiordistin;\\ao da sua carreira, publicou \”Jazz\”, em 1992. Em 1993, foi a primeira escritora negra a receber o prêmio Nobel de Literatura. Depois do prestigio reforçado, escreveu \”Paraíso\” (1999), \”The Big Box\” (2002), \”Book of Mean People\”, sendo que estes dois são literatura infantil e, mais um romance, \”Love\” (2003). Três anos depois, terminou a sua carreira de professora de humanidades na Universidade de Princeton. Ainda assim, deu-nos mais histórias, npmeadamente \”A Dádiva\” (2008), \”A Nossa Casa é onde está o Coração\” (2012). Nesse mesmo ano, recebeu, das mãos do Presidente Barack Obama, a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior condecoração civil dos Estados Unidos da América. \”Deus Ajude a Criança\” surgiu em 2015. Por fim, mas não menos importante, a autora escreveu, contos, peças de teatro, livros de não ficção. Faleceu a 5 de Agosto de 2019, em Nova Iorque.

Sugestões de Leitura:

Leitores que residem em Portugal:
“A Dádiva”, de Toni Morrison (Editorial Presença, WOOK):
https://www.wook.pt/livro/a-dadiva-toni-morrison/2843155
“A Nossa Casa é onde está o Coração”, de Toni Morrison (Editorial Presença, Wook):
https://www.wook.pt/…/a-nossa-casa-e-onde-esta-o-c…/16209585
“Beloved”, de Toni Morrison (Editorial Presença, Wook):
https://www.wook.pt/livro/beloved-toni-morrison/22007422
“Deus Ajude a Criança”, de Toni Morrison (Editorial Presença, Wook):
https://www.wook.pt/…/deus-ajude-a-crianca-toni-mo…/17817737
“Love”, de Toni Morrison (Editorial Presença, Wook):
https://www.wook.pt/livro/love-toni-morrison/22757610

Leitores que residem no Brasil:
“Amada”, de Toni Morrison (Companhia das LetrasLivraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/ddab5fa4-9645-4d90-8d23-bbc8f…
“Compaixão”, de Toni Morrison (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/2e72a672-8d17-4b95-ad7b-84d8d…
“Deus Ajude essa Criança”, de Toni Morrison (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/d94d6b40-066b-4c28-bdc8-3861d…
“Voltar para Casa”, de Toni Morrison (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/6fc9d040-1209-4a52-83e0-1ad7d…

Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top