Com o mercado editorial português a ter um decréscimo de 65,8% a nível da venda de livros, a The Book Company, que representa autores como Afonso Cruz, Bruno Vieira Amaral, Frederico Lourenço e Mário Cláudio, entre outros, lançou, recentemente, o Eu Leio em Casa, uma plataforma para divulgar livros e autores, como ferramenta de apoio para estes tempos difíceis que estamos a atravessar, devido à pandemia do Coronavírus.
Nesta plataforma, pode encontrar notícias, entrevistas, listas com sugestões de leitura e, ainda, artigos de fundo. Para isto ser possível, o projecto possui a colaboração de autores como Afonso Cruz, Frederico Lourenço e Nelson Nunes.
Por trás desta ferramenta de divulgação de autores está a The Book Company, uma agência literária que, para além de prestar serviços de consultoria a diversas editoras portuguesas e representar um grupo considerável de autores, coordenou a produção executiva, em 2018, da iniciativa Portugal Convidado de Honra da Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México.
Na página de apresentação do site pode ler-se: “Numa altura em que a área do livro passa por um período menos bom, esperamos que esta plataforma contribua para que os portugueses falem de livros, partilhem as suas ideias sobre livros e comprem mais livros”.
Nos últimos dias, relembro que, segundo a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, houve uma queda de 65,8% nas vendas de livros em território português, devido ao encerramento em massa das livrarias e outros pontos de venda de livros. A juntar a isso, as editoras decidiram suspender o lançamento das novidades literárias que estavam previstas para os próximos tempos.
Ainda que reconheçam que é “demasiado cedo” para dizer se a plataforma “veio para ficar”, os seus idealizadores afirmam que, “para já”, fazia falta a criação de “um repositório de informações, que reunisse conteúdos de qualidade, na área do livro” e “que interessasse a leitores e profissionais”.
Trata-se de uma plataforma intemporal – dado que reúne textos que podem ser lidos tanto hoje como daqui a um mês -, em periódica actualização e melhoria, que pretende apresentar “conteúdos originais”, mas também servir “como apontador para outros artigos”, como é destacado pela equipa de criadores.
Declaram igualmente que: “Tentaremos colocar um foco sobre as notícias frescas, mas sobretudo publicar artigos em torno do livro”.
Entre os conteúdos já disponíveis em euleioemcasa.pt, um dos destaques é a entrevista ao autor Pedro Vieira sobre livros e literatura, um texto de Afonso Cruz sobre literatura para compreender a pandemia, uma curiosidade, em tempos de pandemia, sobre a etimologia de “corona” e “vírus”, por Frederico Lourenço, bem como uma lista de 36 novos livros no Plano Nacional de Leitura.
Também vai encontrar “dicas para criar um clube de leitura digital”, a indicação de como descarregar livros da turma da Mónica, de forma gratuita, sugestões de cidades para quem gosta de livros, listas de clássicos para ler em isolamento social, das melhores sagas de noir nórdico para quem gosta de policiais, ou das capas mais interessantes de 2019 e as que se perspectivam para 2020.
Link do site: http://euleioemcasa.pt/
Foto: Banter Snaps/Unspalash
Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!