Os protagonistas Rita, Mirna e Mosquito são os três irmãos que, através de uma prosa escrita na primeira pessoa, onde os capítulos intercalam as suas distintas vozes, em que cada uma possui uma linguagem ritmada e expressões próprias, constroem o drama familiar envolvente de \”terra dentro\”, de Vanessa Vascouto, ambientado num Brasil rural, ainda que não saibamos o tempo nem o espaço exacto onde tudo acontece.
A narrativa de Rita, que é a mais sensível entre os irmãos, é construída no formato de vários fragmentos ou delírios que constrastam com uma goteira constante na casa (tic, tic, tic), que simboliza, por um lado, a decadência e, por outro, a passagem do tempo.
Quanto a Mirna, a irmã mais velha, é irreverente e sensual, tem uma personalidade bastante prática e controladora.
No que diz respeito a Mosquito, o mais novo, ele tem a natureza violenta com uma raiva que \”nem sabe de onde vem\”. A sua paixão por Rosa será a origem da tragédia da família.
A terra, ou a falta dela, representa mais do que um conceito de posse na vida de cada uma destas personagens. Elas herdaram uma espécie de insanidade, tão próxima ao amor, que os ajuda a sobreviver em um ambiente inóspito e sem oportunidades. Como diz a Mirna: \”coisa de amor e morte não tem regra\”.
Ao partir do princípio de que todos deambulam num único espaço, o que nos dá uma sensação vincada de que estão confinados naquela terra e que, além disso, são as suas vozes que orientam o leitor, Vanessa dota esta história de um caráter universal, na medida em que o bem e o mal são conceitos sempre presentes na natureza humana.
Nesta narrativa com menos de 100 páginas, a forma que a autora encontrou para construir o enredo em que ela nos faz mergulhar chamou a minha atenção dado que, ao longo das páginas, temos uma mistura de prosa, poesia, dramaturgia, musicalidade e tudo isto é rematado com uma escrita é simples e fluída.
Este é o segundo livro de Vanessa Vascouto e sucede ao “Água Fria e Areia”, o seu romance de estreia editado em 2018. Recomendo que leiam “terra dentro”, publicado pela Editora Reformatório, que eu tive o prazer de conhecer através da Tamlyn Ghannam, do canal LiteraTamy, no YouTube.
Foto: Vanessa Vascouto/Divulgação
Sobre a autora:
Nascida em 1983, em Chapecó, no estado de Santa Catarina, Vanessa Vascouto é dramaturga, romancista, poeta, atriz e redatora. Já publicou a peça teatral \”A maior distância entre dois pontos\” (Sesi-SP Editora, 2019) e um livro infanto-juvenil \”A Árvore e a Nãna\” (finalista do Prêmio Barco a Vapor 2018). Em termos de romances, é autora de \”Água Fria e Areia\” (Lamparina Luminosa, 2018) e, em 2020, lançou \”terra dentro\”, o seu segundo romance, pela Editora Reformatório. Atualmente, vive em São Paulo.
Sugestão de Leitura:
Leitores residentes no Brasil:
“terra dentro”, de Vanessa Vascouto (Editora Reformatório, Livraria Martins Fontes Paulista):
https://www.martinsfontespaulista.com.br/terra-dentro-928758/p
Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!