Neste ano de 2022 que acabou de começar, como primeira convidada, o Encontro de Leituras, evento online promovido pela Folha de São Paulo em parceria com o jornal português Público, vai receber Giovana Madalosso. A escritora brasileira, que passou Portugal para participar no Festival Fólio, em outubro do ano passado, vai discutir o seu romance \”Suíte Tóquio\” com os leitores no próximo dia 11 de janeiro, a partir das 19h de Brasília (22h de Lisboa).
Numa das suas crónicas publicadas no jornal Literário Rascunho, no Brasil, Giovana Madalosso contou que quando começa um romance compra um caderno, escreve um possível título na lombada e guarda lá dentro tudo o lhe parece que poderá vir a usar nessa obra que costuma demorar um ano a escrever.
Seguindo essa lógica, no caderno do seu primeiro romance, \”Tudo pode ser roubado\”, editado pela Todavia em 2018, guardou uma notícia de jornal sobre uma mulher que tinha morrido e deixado mais de 300 blusas verdes tricotadas no sótão.
No do segundo, \”Suíte Tóquio\”, editado no Brasil em 2020 pela Todavia e um ano depois em Portugal pela Tinta-da-china, guardou uma “Autorização para viajar desacompanhada” que fez para a sua filha. Foi essa folha que lhe deu a ideia para o episódio com que arranca o primeiro capítulo deste livro em que Cora, a filha de Fernanda, é raptada por Maju, a ama que toma conta dela na ausência da mãe.
\”A trama de \’Suíte Tóquio\’ é um pesadelo recorrente para qualquer mãe, mas a maneira como esse enredo se desenrola é o grande trunfo do livro, que aborda com ternura, drama e agilidade as convenções sociais, as questões afetivas e as tensões de classe na voz de duas personagens, que falam ambas em primeira pessoa.\”
Teté Ribeiro, jornalista
Ao longo das páginas, há uma alternância entre o ponto de vista da patroa e da empregada e, ao mesmo tempo, destaca as raízes e as implicações da desigualdade social brasileira.
O debate com a autora acontece via Zoom, neste link ou na reunião 863 4569 9958. A senha de acesso é 553074. A participação é gratuita.
Nascida em Curitiba, no ano de 1975, Giovana Madalosso vive em São Paulo. É formada em Jornalismo pela UFPR. Durante quinze anos, trabalhou como redatora publicitária. Hoje escreve também roteiros para TV. Enfrentou a resistência das editoras ao tema do seu livro de estreia, “A Teta Racional” (Editora Grua, 2016), cujos contos abordavam a sua experiência de maternidade e amamentação. “A Teta Racional” foi finalista do Prêmio Clarice Lispector de 2017. Em 2018, editou “Tudo pode ser roubado”, o seu primeiro romance, pela Editora Todavia. Em 2020, publicou o seu segundo romance, “Suíte Tóquio”.
O Encontro de Leituras acontece mensalmente, sempre às segundas terças-feiras do mês, e é coordenado por Isabel Coutinho, responsável pelo Leituras, site do Público dedicado aos livros, e Eduardo Sombini, jornalista da Folha e apresentador do podcast Ilustríssima Conversa.
Pelo Encontro de Leituras já passaram nomes como Paulina Chiziane, José Eduardo Agualusa, Tatiana Salem Levy, Afonso Cruz, Laurentino Gomes, Fernanda Torres, Afonso Reis Cabral, Jeferson Tenório, Marília Garcia, José Luís Peixoto, Nádia Battella Gotlib, biógrafa de Clarice Lispector, Valter Hugo Mãe e Ondjaki.
Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37
Sugestão de Leitura:
Leitores que residem em Portugal:
“Suíte Tóquio”, de Giovana Madalosso (Edições Tinta da China, Wook):
https://www.wook.pt/livro/suite-toquio-giovana-madalosso/25459567
Leitores residentes no Brasil:
“Suíte Tóquio”, de Giovana Madalosso (Editora Todavia, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/suite-toquio-1-ed-2020/artigo/475440a1-afdc-4407-93f6-4a2100710dba
Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!