Depois da Penguin Random House ter visto a compra da Simon & Schuster ser vetada pelo governo norte-americano, e da aquisição ter sido realizada pela empresa de investimentos KKR em agosto de 2023, a S&S adquiriu a Veen Bosch & Keuning, a maior editora holandesa de livros.
Este processo de aquisição, que é o primeiro movimento de mercado após a mudança mencionada acima, inclui todas as marcas da VBK na Holanda e na Bélgica, bem como as suas empresas irmãs, a produtora de audiolivros Thinium, e a Bookchoice, uma plataforma baseada em assinatura para eBooks e audiolivros. No entanto, os termos financeiros da aquisição, que ainda estão sujeitos a revisão, não tiveram os valores monetários da operação divulgados.
Assim sendo, é a primeira vez que a S&S adquire uma empresa de língua não inglesa, o que proporcionará uma nova posição no mercado europeu desta casa editorial norte-americana.
“Nas discussões com a VBK sobre uma possível colaboração, notamos imediatamente que, como editores, compartilhamos os mesmos valores e temos a mesma maneira de trabalhar. O nosso objetivo comum é expandir o público de nossos autores e seus livros em uma indústria editorial cada vez mais internacional. Estamos muito entusiasmados com as oportunidades de crescimento da VBK.”, disse Jonathan Karp, CEO da S&S, em comunicado.
A CEO da VBK, Geneviève Waldmann, continuará a comandar a editora e também deve juntar-se à equipa de liderança da S&S. “Gostaríamos de oferecer aos nossos escritores uma plataforma maior e internacional”, disse em comunicado.
Adicionalmente, a VBK, Thinium e Bookchoice continuarão sendo empresas holandesas, com sede em Amesterdão, Utrecht, Weesp e Antuérpia, e todos os funcionários serão retidos após a aquisição, disseram as empresas. A VBK tem cerca de 280 funcionários e publica aproximadamente 1,5 mil títulos anualmente.
Foto: Divulgação
Boas leituras!