Produzida pela Zerkalo Pictures para a RTP, “Viagem a Portugal” estreia a 22 de Outubro às 22h na RTP1 e RTP Play. Esta nova série de 6 episódios poderá ser acompanhada nas noites de sábado.
“Conhecer um país é aprender, de modo tanto quanto possível exato, a sua paisagem, a sua cultura, o povo que o habita. Quase sempre, porém, o interesse do viajante é atraído senão suscitado, pelos caminhos habituais e pelas imagens conhecidas, com exclusão, portanto, daqueles fatores de aventura e imprevisto que são, afinal, o verdadeiro sabor da viagem (…) Olhar o seu país como se o estivesse vendo pela primeira vez, sem aquela espécie de neblina que a familiaridade lança sobre a face das pessoas e das coisas. (…) Em Viagem a Portugal abundam as revelações surpreendentes de um país que julgávamos banalizado. Somos levados a conhecer o autêntico rosto de uma terra inesgotável, por caminhos humanos e naturais cuja beleza e força é nosso primeiro dever guardar.”
— José Saramago
Em “Viagem a Portugal”, série realizada por Ivan Dias e com guião de Susana Verde, “percorre-se geograficamente a obra de Saramago através do olhar curioso e divertido de Fábio Porchat e viaja-se pelos passos do Nobel à procura de um Portugal desconhecido“, pode ler-se num comunicado da RTP1.
Esta série enquadra-se nas comemorações do centenário do nascimento de José Saramago e assinala, ao mesmo tempo, a reedição da obra, que chegou às livrarias pela primeira vez há 40 anos. Quero destacar que esta edição especial inclui imagens inéditas recolhidas por José Saramago.
Entre outubro de 1979 e julho de 1980, José Saramago percorreu o país de lés a lés a convite do Círculo de Leitores.
”O fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite… É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e para traçar caminhos novos.”
— José Saramago
No texto que publicamos a 30 de novembro de 2021 para informar das filmagens para esta mesma série, o apresentador confessou:
“É uma viagem impressionante e estou muito encantado e honrado pelo convite. Eu tenho uma ligação muito forte com Portugal, mas também com José Saramago. Não conhecia o livro ‘Viagem a Portugal’, li-o quando fui convidado para fazer este programa e agora está a ser interessante relê-lo quando faço esta viagem. Espero que os portugueses tenham essa vontade de conhecer o país, que tem um roteiro de alto conhecimento dos locais e do seu povo. O José Saramago teve um olhar e carinho pelo povo português que eu agora também partilho. É uma viagem pelos detalhes de uma terra e é no detalhe que a gente consegue fazer as maiores transformações e observações da vida e é o que o livro está a fazer comigo.”
— Fábio Porchat
Foto: Fábio Porchat por Pedro Pina
Sobre o autor:
Nascido a 16 de Novembro de 1922, na aldeia de Azinhaga, José Saramago foi obrigado, devido a dificuldades económicas, a interromper os estudos secundários, tendo, a partir desse momento, exercido diversas atividades profissionais: serralheiro mecânico, desenhista, funcionário público, editor, jornalista, entre outras. O seu primeiro livro foi publicado em 1947. No entanto, só em 1976, é que passou a viver, exclusivamente, da literatura, primeiramente, como tradutor e, depois, como autor. Romancista, dramaturgo, cronista e poeta, em 1998, tornou-se o primeiro autor de língua portuguesa a receber o Prémio Nobel de Literatura.
Sugestão de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
“Viagem a Portugal – Edição Especial”, de José Saramago (Porto Editora, Wook):
https://www.wook.pt/livro/viagem-a-portugal-jose-saramago/25113306
Leitores residentes no Brasil:
“Viagem a Portugal”, de José Saramago (Companhia das Letras, Amazon Brasil):
https://www.amazon.com.br/Viagem-Portugal-Nova-edi%C3%A7%C3%A3o-Saramago/dp/655921334X
Boas leituras!