\”Se com Pétalas ou Ossos\”, o quinto romance de João Reis, chega hoje às livrarias online portuguesas pela Minotauro

Com este seu quinto romance, \”Se com Pétalas ou Ossos\”, com lançamento marcado para hoje, João Reis, que é considerado como \”uma voz literária contracorrente\”, pela revista Visão, regressa à ficção, 2 anos depois do lançamento de \”Quando Servi Gil Vicente\”. Este novo livro chega às livrarias online pela Minotauro, numa edição de 230 páginas.

\"\"
Fonte: Editora Minotauro

Um jovem autor português instala-se numa residência para escritores em Seul para escrever o seu próximo romance. Em vez disso, deambula pela cidade com a namorada, possivelmente grávida, e entrega-se a todo o tipo de fait divers mais ou menos absurdos, não obstante a pressão dos editores.

Nesta quase variação indolente do escrivão Bartleby, João Reis apresenta-nos uma personagem que parece cair dentro de si numa espiral vertiginosa e quase joyceana, lançando, ao mesmo tempo, um olhar amargo e mordaz sobre os colegas de profissão, os editores e outras figuras do meio editorial português.

Ao deixar-se levar pelo fluxo dos acontecimentos, detendo-se obsessivamente num e noutro pormenor irrelevante, Rodrigo encarna o protótipo do anti-herói desencantado e imperfeito, derrotado à partida pela ficção da vida.

Foto: João Reis por Enric Vives-Rubio

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre o autor:
Nascido em 1985, é um autor e tradutor português. Entre 2012 e 2015, João Reis trabalhou e residiu em países como Noruega, Suécia e Inglaterra. Como tradutor, especializou-se em línguas nórdicas, tendo vertido para português livros de Knut Hamsun, August Strindberg e Patrick White, entre outros. Já publicou 5 romances: \”A Noiva do Tradutor\”, \”A Avó e a Neve Russa\”, \”A Devastação do Silêncio\”, \”Quando Servi Gil Vicente\” e \”Se com Pétalas ou Ossos\”. Fora de Portugal, \”A Noiva do Tradutor\”, o seu livro de estreia, já foi publicado nos EUA, pela Open Letter Books, e no Brasil, pela Editora DBA. Além disso, foi finalista do Bare Fiction Prize, na categoria «flash fiction», em 2015; por duas vezes, esteve entre os finalistas do prémio Fernando Namora, em 2018 e 2020; No ano de 2018, recebeu uma bolsa de criação literária atribuída pela DGLAB. \”A Devastação do Silêncio\” foi finalista do prémio Oceanos 2019. 

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
\”Se Com Pétalas ou Ossos\”, de João Reis (Editora Minotauro, Wook):
https://www.wook.pt/livro/se-com-petalas-ou-ossos-joao-reis/24584056

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top