Está a chegar “Sangue e fogo”. o novo livro de George R. R. Martin, venha conhecer a história dos Targaryen, uma das famílias mais importantes da saga “As Crónicas de Gelo e Fogo”. é já no próximo dia 23 de Novembro, ou seja, somente, 3 dias após o lançamento nos EUA. A acção passa-se 300 anos antes do início da história propriamente dita e Westeros é governada por dragões. Não perca, é já no dia 23 de Novembro, num lançamento da Edições Saída de Emergência. Relembro que, quando noticiamos que este livro seria publica no nosso paós, o lançamento estava previsto, apenas, para 2019.
Para quem já leu os livros e, naturalmente, viu as sete temporadas da série televisiva, produzida pela HBO, talvez, já tenha a noção de esta família de senhores de Dragão foi, literalmente, a única que sobreviveu à Perdição de Valíria.
Nesta narrativa, George R. R. Martin leva-nos às raízes de uma das famílias mais importantes de toda a trama. passando, obviamente, pelos seus monarcas: Aegon I, o Conquistador, até à regência de Rhaenyra, mãe de Aegon III, passando por Aenys, Maegor, o Cruel, Jaehaerys I, Viserys I e Aegon II, pai de Aegon III. Para além disso, fala, igualmente, “das suas mulheres, guerras, irmãos, filhos, amigos, rivais, leis, viagens, e muitos outros assuntos”. E de dragões, claro.
Em termos de narrador, é o arquimeistre Gyldayn, da Cidadela, quem assume esse papel. Ele que foi autor de uma das histórias do volume “A Dança dos Dragões”, na qual, ele relata uma guerra ocorrida, durante o domínio dos Targaryen sob os Sete Reinos de Westeros, tantas vezes citada em vários volumes desta saga.
Segundo o próprio autor, a ideia de escrever esta prequela surgiu, aquando do processo de escrita das histórias dos reis de Targaryen, devido ao lançamento do livro “The World of Ice and Fire”, em 2014, onde o capítulo sobre a conquista de Aegon foi integrado, quase por completo.
Por este motivo, acreditamos que, tal como “A Dança dos Dragões”, muitas destas histórias não são novidade e algumas delas até já foram publicadas.
A título de exemplo, a secção sobre os reinados do filho de Aegon, Aenys e Maegor, por exemplo, foi integrada na antologia “The Book of Swords”, editada no ano passado.
Contudo, este é apenas o primeiro de 2 volumes. A edição portuguesa terá 352 páginas, as ilustrações foram criadas por Doug Wheatley, um ilustrador já conhecido, caso seja fã das bandas desenhadas de Star Wars.
Boas leituras!