Saga Millenium: “A Rapariga que Viveu Duas Vezes” marca o final da saga idealizada por Stieg Larsson

Já está nas livrarias nacionais, o derradeiro livro da Saga Millennium. Chama-se “A Rapariga que Viveu Duas Vezes”, e chegou a 22 de agosto, tendo sido editado pela Dom Quixote. Idealizada por Stieg Larsson, esta história, inicialmente, foi planeada para ser contada numa trilogia. Todavia, com a morte do seu criador, em 2004, vítima de um ataque cardíaco, e devido aos inúmeros esboços, capítulos inacabados e ideias soltas que nos deixou, David Lagercrantz acabou por dar continuidade à narrativa. Por fim, a edição disponível para os leitores residentes em Portugal possui 400 páginas. Quanto aos leitores que vivem no Brasil, o lançamento da edição brasileira, com o título de “A Garota Marcada para Morrer”, pela Companhia das Letras, está previsto para o dia 2 de outubro.

Muitas vezes, a vida prega-nos rasteiras que não estamos à espera. O que diria Stieg Larsson se visse todo o sucesso que a trilogia que planeou inicialmente teve? Quando faleceu, em 2004, o jornalista sueco ainda não tinha publicado nenhum dos três livros idealizados. Na época, ele possuía esboços, capítulos inacabados e ideias soltas.

Os livros começaram a ser publicados a partir de 2008. Em Portugal, todos os 6 livros da saga estão editados pela Dom Quixote, uma das chancelas do grupo LeYa Portugal, sendo que a trilogia original, composta por “Os Homens que Odeiam as Mulheres”, “A Rapariga que Sonhava com uma Lata de Gasolina e um Fósforo” e “A Rainha no Palácio das Correntes de Ar”, viram a luz do dia em terras portuguesas, de forma relativamente rápida, dado que o 2º e 3º livros foram publicados em 2009.

Quatro anos mais tarde, mais precisamente, em dezembro de 2013, a editora Norstedts Förlag anunciou que estava a preparar um quarto livro da série “Millennium”.

Coube a David Lagercrantz, outro jornalista sueco que foi aprovado pela família de Larsson, a difícil tarefa de criar uma nova história a partir das notas deixadas pelo criador. A sua ideia era escrever dez livros e já existia bastante material. Por essa razão, Lagercrantz teve imenso cuidado para garantir que não haveria qualquer fuga de informação. No entanto, diferente do que aconteceu com outros livros, não foram entregues os habituais exemplares de avanço aos jornalistas e o quarto volume foi escrito num computador sem ligação à Internet, para que não houvesse quaisquer ataques informáticos e roubo de informação. Depois, o autor entregou o texto diretamente à editora, em mãos. O próprio processo de escrita do livro parecia um thriller nórdico noir.

“A Rapariga Apanhada na Teia de Aranha” foi publicado em 2015 e seguiu-se “O Homem que Seguia a sua Sombra”, que chegou às livrarias dois anos depois. As sucessivas adaptações ao cinema só tornaram todo este universo ainda mais popular em todo o mundo.

Nesta nova narrativa que está a ser apresentada como a que fecha esta saga de enorme sucesso. teremos, mais uma vez, Lisbeth Salander como protagonista. Afinal, foi ela que começou tudo isto.

Stieg Larsson, quando era adolescente, assistiu, com os próprios olhos, a uma violação em grupo de uma rapariga de 15 anos chamada Lisbeth. Ainda que não tenha tido a coragem de a ajudar, ele acabou por ficar com o sentimento de culpa bem vincado. E foi isso que o impulsionou a escrever estas histórias.

Foto: Stieg Larsson por Hanna Teleman

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre Stieg Larsson:
Nasceu em Skelleftehamn, na Suécia, em 1954. Foi um dos mais influentes jornalistas e ativistas políticos do seu país e trabalhou na destacada agência de notícias TT. À frente da revista Expo, fundada por ele, denunciou organizações neofascistas e racistas. É co-autor de “Extremhögern”, livro sobre a extrema direita no seu país. Por causa de sua atuação na luta pelos direitos humanos, recebeu várias ameaças de morte. Em 2004, aos cinquenta anos, pouco após entregar aos seus editores a trilogia Millennium, morreu, vítima de um ataque cardíaco.

Sobre David Lagercrantz:
Nasceu na Suécia em 1962. É escritor e jornalista e vive em Estocolmo. Depois de ter estudado Filosofia e Religião, licenciou-se em Jornalismo pela Universidade de Gotemburgo. Trabalhou para o diário Expressen como repórter criminal tendo feito a cobertura dos casos mais mediáticos no final dos anos 80 e início dos anos 90 na Suécia. Publicou várias biografias de personalidades muito conhecidas dos suecos e, em 2011, aquela que foi o seu maior sucesso – \”I am Zlatan Ibrahimovic\” – a história do famoso jogador de futebol, nomeada para vários prémios importantes, traduzida em 30 línguas e com milhares de exemplares vendidos. Fez a sua estreia na ficção com \”The Fall of Man in Wilmslow\”, uma história baseada na vida do célebre matemático britânico Alan Turing que teve um enorme sucesso internacional. Nos livros de David Lagercrantz encontra-se frequentemente um padrão: grandes talentos que se recusaram a seguir as convenções. Interessam-lhe não só os que se destacam da multidão, mas também a resistência que a sua criatividade inevitavelmente enfrenta. Talvez, por isso tenha aceitado a proposta que lhe foi feita em Dezembro de 2013 para escrever \”A Rapariga Apanhada na Teia de Aranha\”, o quarto volume da série Millennium criada por Stieg Larsson (1954-2004). Depois dele, seguiram-se \”O Homem que Perseguia a Sua Sombra\” e \”A Rapariga que Viveu Duas Vezes\”. Decerto não conseguiu resistir a Lisbeth Salander, uma das personagens mais criativas e irreverentes da literatura contemporânea.

Sugestões de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Os Homens Que Odeiam as Mulheres” – Saga Millennium, Livro 1, de Stieg Larsson (Dom Quixote, WOOK):
https://www.wook.pt/…/os-homens-que-odeiam-as-mulh…/16103320
“A Rapariga que Sonhava com Uma Lata de Gasolina e Um Fósforo” – Saga Millennium, Livro 2, de Stieg Larsson (Dom Quixote, Wook):
https://www.wook.pt/…/a-rapariga-que-sonhava-com-u…/16103317
“A Rainha no Palácio das Correntes de Ar” – Saga Millennium, Livro 3, de Stieg Larsson (Dom Quixote, Wook):
https://www.wook.pt/…/a-rainha-no-palacio-das-corr…/16103324
“A Rapariga Apanhada na Teia de Aranha*” – Saga Millennium, Livro 4, de Stieg Larsson (Bis – LeYa, Wook):
https://www.wook.pt/…/a-rapariga-apanhada-na-teia-…/21980220
“O Homem que Perseguia a Sua Sombra” – Saga Millennium, Livro 5, de Stieg Larsson (Dom Quixote, Wook):
https://www.wook.pt/…/o-homem-que-perseguia-a-sua-…/19741558
“A Rapariga Que Viveu Duas Vezes” – Saga Millennium, Livro 6, de Stieg Larsson (Dom Quixote, Wook):
https://www.wook.pt/…/a-rapariga-que-viveu-duas-ve…/23255990

Leitores residentes no Brasil:
“Os Homens que não amavam as mulheres” – Saga Millennium, Livro 1, de Stieg Larsson (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/ce864924-cd1d-4481-8d87-9cd76…
“A Menina que brincava com o fogo” – Saga Millennium, Livro 2, de Stieg Larsson (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/579293ea-e03a-4847-8f41-04e2e…
“A Rainha do Castelo de Ar” – Saga Millennium, Livro 3, de Stieg Larsson (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/00f154da-7428-4113-96fb-a2df4…
“A Garota na teia de aranha” – Saga Millennium, Livro 4, de David Lagercrantz (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/5d73ec2c-7316-4808-8a32-bdbd8…
“O Homem que buscava sua sombra” – Saga Millennium, Livro 5, de David Lagercrantz (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/d8efa9bf-09bd-42ef-846c-867de…
“A Garota marcada para morrer” – Saga Millennium, Livro 6, de David Lagercrantz (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/0392683d-5426-434c-97b0-0b1c9…

Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top