Prémio Literário Internacional de Dublin 2021: António Lobo Antunes é um dos 49 autores nomeados

O escritor português António Lobo Antunes é um dos 49 nomeados para o Prémio Literário Internacional de Dublin 2021, com o livro “Até que as pedras se tornem mais leves que a água”, anunciou esta quinta-feira a organização. A lista de finalistas deste galardão será conhecida no dia 25 de março e o vencedor será revelado a 20 de maio.

\"\"
Fonte: Publicações Dom Quixote

Entre os primeiros finalistas daquele prémio encontram-se os já distinguidos “Rapariga, Mulher, Outra” (ed. Elsinore), de Bernardine Evaristo (Booker Prize 2019), “Pátria” (ed. Dom Quixote), de Fernando Aramburo (Prémio Nacional de Narrativa), e “Os Rapazes de Nickel” (ed. Alfaguara Portugal), de Colson Whitehead (Pulitzer Prize for Fiction 2020).

Nesta mesma lista figuram nomes como Elif Shafak, com “10 Minutos e 38 Segundos Neste Mundo Estranho” (ed. Editorial Presença), Colum McCann, com “Apeirogon”, Heather Morris, com “A Coragem de Cilka” (ed. Editorial Presença), Elizabeth Acevedo, com “Clap When You Land”, Fernanda Melchor, com “Hurricane Season”, Karina Sainz Borgo, com “Cai a Noite em Caracas” (ed. Alfaguara Portugal, Ocean Vuong, com “Na Terra Somos Brevemente Magníficos” (ed. Relógio D\’Água), Brit Bennett, com “The Vanishing Half”, cuja edição portuguesa sairá pela Alfaguara Portugal, e Daniel Kehlmann, com “Tyll. O Rei, O Cozinheiro e O Bobo” (ed. Bertrand Editora).

Traduzido para o inglês com o título “Until Stones Become Lighter Than Water”, o livro de António Lobo Antunes foi editado em Portugal, no ano de 2017, pela Publicações Dom Quixote.

Sem dúvida, este é um regresso do autor aos fantasmas da guerra de Angola.

Numa crónica com o mesmo título publicada em 2016 na revista Visão o autor escreveu:

“O meu trabalho é escrever até que as pedras se tornem mais leves que a água. Não são romances o que faço, não conto histórias, não pretendo entreter, nem ser divertido, nem ser interessante: só quero que as pedras se tornem mais leves que a água.” – António Lobo Antunes

Em relação ao galardão, o Prémio Literário de Dublin é organizado pela Câmara Municipal da capital da Irlanda e gerido pelas bibliotecas públicas da cidade, com um valor monetário de 100 mil euros, a serem entregues na totalidade ao autor da obra vencedora, se esta for escrita em inglês, ou, no caso de tradução, o valor é dividido entre o autor e o tradutor, na proporção de 75 mil euros e 25 mil euros, respetivamente.

Relembro que a escritora irlandesa Anna Burns foi a vencedora da edição de 2020, com o romance “Milkman”, que já tinha arrecadado o Booker Prize 2018, tendo sido editado em Portugal pela Porto Editora.

Foto: António Lobo Antunes por Peter Peitsch

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre o autor:
Nasceu em Lisboa, em 1942. Estudou na Faculdade de Medicina de Lisboa e especializou-se em Psiquiatria. Exerceu, durante vários anos, a profissão de médico psiquiatra. Em 1970 foi mobilizado para o serviço militar. Embarcou para Angola no ano seguinte, tendo regressado em 1973. Em 1979, António Lobo Antunes, publicou os seus primeiros livros, “Memória de Elefante” e “Os Cus de Judas”, seguindo-se, em 1980, “Conhecimento do Inferno”. Estes primeiros livros transformaram-no imediatamente num dos autores contemporâneos mais lidos e discutidos no âmbito nacional e internacional. Todo o seu trabalho literário tem sido, ao longo dos anos, objeto dos mais diversos estudos, académicos ou não, e dos mais importantes prémios, nacionais e internacionais, entre os quais se contam o Prémio Juan Rulfo, 2008, Prémio Camões, 2007, Prémio Jerusalém, 2005, Prémio Ovídio, 2003 e Prémio Europeu de Literatura, 2001. A obra de António Lobo Antunes encontra-se traduzida em inúmeros países e recentemente foi anunciada a sua edição na prestigiosa coleção Pléiade.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Até que as Pedras se Tornem Mais Leves que a Água”, de António Lobo Antunes (Dom Quixote, Wook):
https://www.wook.pt/livro/ate-que-as-pedras-se-tornem-mais-leves-que-a-agua-antonio-lobo-antunes/20277006

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top