Parceria entre DGLAB e Instituto Camões permite que 4 autores de língua portuguesa possam ter 5 obras traduzidas para a língua francesa em 2022

Através da iniciativa Temporada Portugal-França, inserida na área de diplomacia cultural, que visa o aprofundamento de relações entre os dois países, estes 4 autores ter-ao 5 obras editadas em francês até ao final de 2022.

\"\"
Fonte: Suma de Letras Portugal

Ficamos a saber que, de acordo com a Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB), a linha de apoio à tradução e edição contemplará, com um total de 18.000 euros, quatro editoras francesas, que irão editar os quatro autores contemplados.

Pela Agullo Editions sairá “Ouro, Prata, Silva”, do escritor luso-alemão Miguel Szymanski, enquanto a Éditions Métailié publicará “Os vivos e os outros”, do autor angolano José Eduardo Agualusa, e L’Oeil du Prince recebe apoio para editar a dramaturgia “A acompanhante”, de Cecília Ferreira.

Por sua vez, da autoria de Gonçalo M. Tavares serão publicadas duas obras em francês pela Éditions Viviane Hamy: “A mulher sem cabeça e o homem do mau olhado” e “Cinco meninos, cinco ratos”.

Do outro lado do Atlântico, no Brasil, a obra mencionada de José Eduardo Agualusa está editada pela Tusquets Editores, que integra o grupo Planeta de Livros Brasil, e as duas obras mencionadas de Gonçalo M. Tavares chegaram às livrarias brasileiras pela Editora Dublinense.

Convém sublinhar que estas cinco obras serão traduzidas e publicadas no mercado francês, por conta de uma linha de apoio especial, criada pela DGLAB e pelo Instituto Camões, no âmbito da Temporada Portugal-França 2022.

O apoio destinava-se a obras de autores portugueses e de autores africanos e timorenses escritas em português, para serem publicadas em francês até ao final de 2022.

A iniciativa tem curadoria do encenador Emmanuel Demarcy-Mota, coadjuvado por Manuela Júdice e Victoire Bigedain Di Rosa no comissariado-geral em cada um dos países.

Adicionalmente, por meio de uma programação vasta, a Temporada Portugal-França contará com cerca de 200 projetos transversais à cultura e à ciência, como explicou a comissária, Manuela Júdice, em entrevista recente à agência Lusa.

Foto: Miguel Szymanski/Facebook

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Ouro, Prata e Silva”, de Miguel Szymanski (Suma de Letras Portugal, Wook):
https://www.wook.pt/livro/ouro-prata-e-silva-miguel-szymanski/22872734
“Os Vivos e os Outros”, de José Eduardo Agualusa (Quetzal Editores, Wook):
https://www.wook.pt/livro/os-vivos-e-os-outros-jose-eduardo-agualusa/21394798
“A Mulher-sem-cabeça e o Homem-do-mau-olhado”, de Gonçalo M. Tavares (Bertrand Editora, Wook):
https://www.wook.pt/livro/a-mulher-sem-cabeca-e-o-homem-do-mau-olhado-goncalo-m-tavares/19094960
“Cinco Meninos, Cinco Ratos”, de Gonçalo M. Tavares (Bertrand Editora, Wook):
https://www.wook.pt/livro/cinco-meninos-cinco-ratos-goncalo-m-tavares/19842461

Leitores residentes no Brasil:
“Os Vivos e os Outros”, de José Eduardo Agualusa (Tusquets Editores, um selo da Planeta de Livros Brasil, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/os-vivos-e-os-outros-1-ed-2020/artigo/d17304e0-9893-4e07-8194-9143be413518
“A Mulher-sem-cabeça e o Homem-do-mau-olhado”, de Gonçalo M. Tavares (Dublinense, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/a-mulher-sem-cabeca-e-o-homem-do-mau-olhado-1-ed-2019/artigo/c06ecc19-83dd-43cf-aac9-ee185d615ee1
“Cinco Meninos, Cinco Ratos”, de Gonçalo M. Tavares (Dublinense, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/cinco-meninos-cinco-ratos-1-ed-2019/artigo/03d27d5c-4eab-46d1-88f4-fe049cf50f1f

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top