Depois da adaptação recente de \”A História de Lisey\”, romance escrito pelo mestre Stephen King, a Apple TV+ estreou uma produção que tem a saga \”Fundação\”, do aclamadíssimo Isaac Asimov, como tema central.
Há uma nova série baseada num clássico da ficção científica a ser exibida na plataforma de streaming da Apple TV+. Falamos de “Foundation”, que estreou na sexta-feira, 24 de setembro. O elenco inclui nomes como Jared Harris, Lee Pace, Lou Llobell, Laura Birn, Terrence Mann, Alfred Enoch ou Leah Harvey, entre outros.
A narrativa tem a célebre e conceituada saga literária com o mesmo título como ponto de partida Isaac Asimov, autor americano de origens russas, começou a escrever esta obra impressionante na década de 1940. No entanto, aquilo se iniciou como uma coleção de contos, com o tempo, transformou-se numa trilogia nos anos 50 e, nos anos 80, Asimov publicou duas prequelas e duas sequelas.
Ainda hoje, a obra é um marco na literatura de ficção científica — e o material é quase infinito, já que cada livro é composto por diversas histórias. Além disso, a linha narrativa estende-se por vários séculos. Durante muitos anos, existiram planos para adaptar este complexo universo num filme ou série de televisão. Os direitos de adaptação foram comprados inicialmente em 1998, seis anos após a morte de Asimov, e a primeira ideia era criar um filme.
Contudo, esses mesmos direitos de adaptação saltiraram entre vários estúdios até que, em 2014, a HBO adquiriu os direitos, sendo que o objetivo era que Jonathan Nolan, irmão de Christopher Nolan e um dos criadores daquela que viria a ser a série de “Westworld”, ficasse como o principal responsável pelo projeto. Todavia, isso nunca avançou. Mais tarde, a Apple TV+ acabou por adquirir os direitos e a série ficou nas mãos de David S. Goyer, argumentista de “O Cavaleiro das Trevas” e “Batman – O Início”.
Em termos de enredo, temos um matemático e psicólogo brilhante chamado Hari Seldon que cria e desenvolve o campo da psicohistória. Ele permite que o futuro possa ser previsto — não individualmente, mas em relação à humanidade no geral. Desta forma, Seldon descobre a verdade aterradora que o império galático que existe há 12 mil anos vai terminar.
Esta verdade vai levar a que haja uma espécie de idade das trevas que se irá prolongar durante 30 mil anos. Estes grandes acontecimentos são inevitáveis, mas o período pode ser bastante reduzido. Seldon acredita que os 30 mil anos se podem tornar apenas mil se for criado um repositório do conhecimento humano que possa servir de fundação — “Foundation” — a uma futura nova civilização.
Definitivamente, uma adaptação de um universo tão complexo, que tem dezenas ou centenas de personagens, espécies, povos e línguas — cada um com as suas características e objetivos — nunca seria algo fácil. Assim sendo, esta primeira temporada foca-se somente em dois quintos do primeiro livro da saga — e distancia-se relativamente do original.
Ainda que a premissa e as personagens sejam as mesmas, muitos papéis foram completamente aprofundados para a série, para que tenham mais dimensões e relevância, passados, contextos e intenções. Além disso, várias personagens tiveram o género e etnia trocados em relação ao livro.
A ideia de David S. Goyer, que foi apresentada imediatamente à Apple TV+, seria um projeto de oito temporadas de dez episódios. Em declarações ao Polygon, Goyer afirmou:
“Quem sabe se vamos chegar lá. Esperemos, correndo bem, chegar lá. Mas os grandes acontecimentos narrativos que vão acontecer ao longo das oito temporadas… isso está tudo definido. Sabemos para o que é que estamos a escrever.” — David S. Goyer, co-criador da série
Por um lado, temos grandes diálogos sobre política e debates filosóficos e, por outro, cenas de ação épicas, com combates entre naves espaciais, em diferentes planetas e galáxias.
Nesse sentido, o maior desafio, como aponta grande parte da imprensa especializada, será que os espectadores consigam embarcar nesta viagem e absorver rapidamente uma enorme quantidade de informação.
Foto: Apple TV+/Divulgação
Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37
Sobre o autor:
Nasceu na Rússia em 1920 e foi para os Estados Unidos com apenas três anos. Doutorado em Bioquímica, Isaac Asimov é um dos autores mais influentes e reconhecidos na área da ficção científica e da divulgação científica no século XX. Começou a escrever a série “Fundação” com 21 anos e, ao longo da sua carreira, escreveu mais de 470 livros sobre temas variados, apesar de ser mais reconhecido pelas aclamadas séries de ficção científica. Faleceu em abril de 1992.
Sugestão de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
“Fundação” – Livro 1, Trilogia Fundação, de Isaac Asimov (Saída de Emergência, Wook):
https://www.wook.pt/livro/fundacao-isaac-asimov/22693328
“Fundação e Império” – Livro 2, Trilogia Fundação, de Isaac Asimov (Saída de Emergência, Wook):
https://www.wook.pt/livro/fundacao-e-imperio-isaac-asimov/23762538
“Segunda Fundação” – Livro 3, Trilogia Fundação, de Isaac Asimov (Saída de Emergência, Wook):
https://www.wook.pt/livro/segunda-fundacao-isaac-asimov/24241776
Leitores residentes no Brasil:
“Fundação” – Livro 1, Trilogia Fundação, de Isaac Asimov (Editora Aleph, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/fundacao-2-ed-2020/artigo/cc2ae3f2-936c-484e-a97f-4128e968d101
“Fundação e Império” – Livro 2, Trilogia Fundação, de Isaac Asimov (Editora Aleph, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/fundacao-e-imperio-2-ed-2020/artigo/65732640-04de-4712-9313-2a7db8398ec0
“Segunda Fundação” – Livro 3, Trilogia Fundação, de Isaac Asimov (Editora Aleph, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/segunda-fundacao-2-ed-2020/artigo/cbd6d8d5-5fa7-412e-a17c-56fa173832b9
Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!