Para além do livro, o romance “Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior, pode chegar em formato de filme ou série de TV

Considerado um romance que carrega a herança dos clássicos da literatura, o romance “Torto Arado”, da autoria de Itamar Vieira Junior, que venceu o Prémio LeYa, em 2018, e que chegou ao Brasil, no ano passado, pela Editora Todavia, pode chegar até ao grande público em formato de filme ou série de tv. Os direitos para a adaptação já foram adquiridos pela produtora Paranoid e é o ator, argumentista e cineasta Heitor Dhalia que vai liderar a equipa de produção.

Para quem ainda não leu esta narrativa, ela faz-nos visitar o Brasil rural, um tema que está muito presente em autores como Raduan Nassar, autor brasileiro que venceu o Prémio Camões, em 2016, sobretudo, em “Lavoura Arcaica”, o seu romance de estreia, publicado, pela primeira vez, em 1975, ou, se quisermos ir um pouco ainda mais atrás no tempo, na magistral obra-prima de Guimarães Rosa, “Grande Sertão: Veredas”, publicado, originalmente, em 1956.

\"\"
Fonte: LeYa Portugal

Quanto ao enredo que nos envolve, somos apresentados a Bibiana e Belonísia, filhas de trabalhadores de uma fazenda no Sertão da Bahia, descendentes de escravos para quem a abolição nunca passou de uma data marcada no calendário. Intrigadas com uma mala misteriosa sob a cama da avó, pagam o atrevimento de lhe pôr a mão com um acidente que mudará para sempre as suas vidas, tornando-as tão dependentes que uma será até a voz da outra.

No entanto, com o avançar dos anos, a proximidade vai desfazer-se com a perspectiva que cada uma tem sobre o que as rodeia: enquanto Belonísia parece satisfeita com o trabalho na fazenda e os encantos do pai, Zeca Chapéu Grande, entre velas, incensos e ladainhas, Bibiana percebe desde cedo a injustiça da servidão que há três décadas é imposta à família e decide lutar pelo direito à terra e a emancipação dos trabalhadores. Para isso, contudo, é obrigada a partir, separando-se da irmã.

Numa trama tecida de segredos antigos que têm quase sempre mulheres por protagonistas, e à sombra de desigualdades que se estendem até hoje no Brasil, Torto Arado é um romance polifónico belo e comovente que conta uma história de vida e morte, combate e redenção, de personagens que atravessaram o tempo sem nunca conseguirem sair do anonimato.

“A gente ainda não tem muita certeza do que vamos fazer, pois foi tudo muito recente. Pode ser tanto um longa para o cinema, ou uma série para o streaming.” Pedro Betti

Nas palavras do produtor executivo da Paranoid BR, no Brasil, que intermediou a negociação, as possibilidades são várias: “HBO, Globoplay, Amazon Prime ou Netflix”. A fase de desenvolvimento do produto e o processo para ver qual é a plataforma que possui o perfil mais apropriado começa no mês de Março.

Para o autor que, em 2018, recebeu o Prémio LeYa, o maior prémio literário para obras inéditas, escritas em língua portuguesa, a alegria e a surpresa não podiam ter sido maiores:

“Eu não participei na negociação, dado que os direitos do filme pertencem à editora LeYa. Foram eles que negociaram com a produtora. Mas estou ansioso para ver como tudo vai se realizar.” — Itamar Vieira Junior

Foto: Itamar Vieira Junior por Miguel Manso

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre o autor:
Nasceu em Salvador, Bahia, Brasil. É geógrafo e doutor em Estudos Étnicos e Africanos, com pesquisa sobre a formação de comunidades quilombolas no interior do Nordeste brasileiro. Publicou a coletânea de contos “A Oração do Carrasco” (2017), finalista do prestigiado Prêmio Jabuti de Literatura. Tem contos traduzidos e publicados em revistas especializadas em França e nos EUA. O seu último trabalho é o romance, \”Torto Arado\”, galardoado com o Prémio LeYa em 2018.

Sugestões de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
“Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior (LeYa, WOOK):
https://www.wook.pt/…/torto-arado-itamar-vieira-ju…/22818702
“Lavoura Arcaica”, de Raduan Nassar (Companhia das Letras Portugal, Wook):
https://www.wook.pt/…/lavoura-arcaica-raduan-nassar/18617831
“Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa (Companhia das Letras Portugal, Wook):
https://www.wook.pt/…/grande-sertao-veredas-joao-g…/23507159

Leitores residentes no Brasil:
“Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior (todaviaLivraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/c253ee34-2b2b-42ed-bd21-831f8…
“Lavoura Arcaica”, de Raduan Nassar (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/9ef9f5cd-abea-4e56-ac46-1aadd…
“Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/4968df24-5f33-4cf3-9444-8b1fa…

Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top