Caros amantes da literatura e de clássicos como “Os Miseráveis”, Jean Valjean, Fantine, Cosette, Javert e Marius vão voltar às telas. Porém, desta vez, será numa adaptação da BBC, em formato de minissérie, que vai contar com seis episódios.
Originalmente lançada a 3 de Abril 1862 em 8 cidades em simultâneo: Leipzig, Bruxelas, Budapeste, Milão, Roterdão, Varsóvia, Rio de Janeiro e Paris, esta obra magistral e incomparável relata como nenhuma outra, a vida vivida nos subúrbios parisienses e o retrato de uma sociedade decadente em pleno século XIX.
Jean Valjean, Cosette, Fantine são três das personagens mais amadas pelos admiradores deste autor francês.Outro feito digno de ser mencionado é o elevado número de adaptações cinematográficas: 65, sendo que a primeira data de 1909. Tudo isto em pouco mais de um século após a sua publicação.
Em 2019, a BBC vai dar continuidade à adaptação televisiva de grandes obras da literatura. A Para provar essa vontade, depois da adaptação de ”Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen, e “Guerra e Paz”, do escritor russo Liev Tolstoi, segue-se, no mesmo formato de minissérie, dividida em 6 episódios, “Os Miseráveis”. Cada um deles terá, aproximadamente, 60 minutos de duração.
Nesta superprodução, Andrew Davies, que participou como guionista nas minisséries mencionadas acima, volta a ser o responsável pela escrita do guião. Sabe-se, também, que a equipa de produção quer focar-se mais no romance e, desta forma forma, ser mais fiel ao texto de Victor Hugo, e afastar-se da abordagem seguida no famoso musical da Broadway.
“Estamos à versão musical. No entanto, ela só abrange um fragmento dessa história. Estou animado por fazer justiça ao Victor Hugo. […] Este é um dos melhores romances de todos os tempos – e ainda que o musical seja um dos meus favoritos, este projeto será completamente diferente. Um intenso drama que vai encontrar relevância contemporânea”, afirmou numa declaração oficial.
A produção executiva está sob a responsabilidade de Harvey Weinstein, Bethan Jones (Sherlock), Faith Penhale (Doctor Who) e Simon Vaughan (War and Peace).
Boas leituras!