É simplesmente inacreditável como é que já estamos a um par de meses do final do ano. Por isso e, obviamente, por saber que gostam de ler, e de estar por dentro de todas as novidades editoriais, trago-vos, hoje, a primeira parte de uma lista dos lançamentos mais aguardados, em terras lusas.
“It – A coisa”, de Stephen King [Bertrand Editora, 12 de Outubro]
Não podia começar por outra obra de ficção, que não fosse esta, pois, Outubro é o mês do horror, do terror e, também, do Halloween. Diria mesmo que, para muitos, é a altura perfeita para ler autores como Stephen King, H. P. Lovecraft, Bram Stoker, Mary Shelley, Daphne du Maurier, sem esquecer, claramente, Edgar Allan Poe. Talvez, foi essa a razão que levou a Bertrand Editora, a publicar o primeiro volume de um dos maiores clássicos deste magistral autor, nascido a 21 de Setembro de 1947, no estado do Maine, nos EUA. Idolatrado por milhões de pessoas e de ávidos leitores, ansiosos por cada um dos seus novos lançamentos, King construiu, ao longo de mais de 40 anos de carreira e através da autoria de mais de 50 títulos, uma reputação invejável.
Por isso mesmo e tendo em conta que, em 2017, “It” foi adaptado ao cinema, numa nova versão realizada por Andy Muschietti, com Bill Skarsgård, no papel do icónico palhaço Pennywise, era impensável que este livro não chegasse às livrarias portuguesas. Por fim, posso revelar que a primeira parte da obra tem 704 páginas, algo já não é novo para os fãs do autor.
“As estrelas mais brilhantes”, Livro 1, Trilogia Stars, de Anna Todd [Editorial Presença, 3 de Outubro]
Anna Todd é um dos maiores exemplos da importância das novas plataformas para divulgação de jovens autores, pois, começou a escrever a série “After” no Wattpad. Inspirada pela banda britânica One Direction, de quem é fã, e pela paixão que tem pela literatura.
Quando foi abordada para publicar a sua história, ela já tinha mais de mil milhões de leituras.
Neste primeiro livro da sua nova trilogia, a trilogia Stars, Todd oferece-nos um romance surpreendente sobre o amor e os obstáculos que a vida nos coloca a cada momento. Relembro que a autora vai estar em Portugal, a convite da Editorial Presença, no dia 4 de Outubro, em Lisboa (Fnac Colombo às 21h) e no Porto no dia 5 de Outubro (Fnac Norteshopping às 17h), para o lançamento do seu novo livro Stars – As Estrelas Mais Brilhantes!
“O pai da menina morta” [Tinta da China, 12 de Outubro]
Editor e escritor nascido, em 1976, em São Paulo, Tiago Ferro que colabora, activamente, com várias revistas, nomeadamente, a revista Piauí, a Cult e o Suplemento Pernambuco, estreia-se, agora, no género do romance, com “O Pai da Menina Morta”.
Publicado no Brasil, pela todavia, a 6 de Março do presente ano, a narrativa narra um acontecimento trágico, mas, ainda assim, autobiográfico, dado que o autor retrata a dor que sente após perder a sua filha de oito anos.
Porém, Tiago não se restringe, somente, à dor e acaba por tocar noutros temas bastante interessantes tais como: auto-imagem, sexualidade, humor, casamento, amizade, confissão, memória, fabulação e vida contemporânea. Mais um lançamento da Edições tinta-da-china a não perder!
“Passagem para o Ocidente”, de Mohsin Hamid [Saída de Emergência, 4 de Outubro]
Obra finalista da edição de 2017 do Man Booker Prize, o mais importante galardão para as obras de ficção, escritas em língua inglesa, publicadas no Reino Unido, “Passagem para o Ocidente” é, segundo a Edições Saída de Emergência, um belíssimo romance sobre refugiados, que nos leva a questionar em que mundo queremos viver.
Para além disso, conhecemos a história de Nádia e Saeed, dois jovens que se conhecem numa cidade que, ao longo de toda a história, nós, os leitores, não ficamos a saber o nome. Contudo, percebemos, muito fácilmente que o ambiente é de guerra e que as explosões de bombas são, claramente, uma constante.
Quanto ao autor, Hamid nasceu em Lahore, no Paquistão, e já viveu em Londres, Nova Iorque e Califórnia.
Destaco, por fim, que “O Fundamentalista Relutante”, um romance publicado, originalmente, em 2007, foi adaptado para uma o cinema, numa longa-metragem realizada por Mira Nair.
Não percam o post da próxima semana, pois, trarei mais 4 novas apostas das editoras portuguesas para este mês.
Boas leituras!