\”Os Dois Mundos de Isabel\” marca a estreia de Daniela Arbex no género das biografias

Conhecida e bastante aclamada pelos bessellers \”Holocausto Brasileiro\”, \”Cova 312\” e \”Todo dia a mesma noite\”, todos editados pela Editora Intrínseca, Daniela Arbex é, nos dias que correm, um dos principais nomes do jornalismo investigativo no Brasil. Neste ano de 2020, \”Os Dois Mundos de Isabel\”, o seu novo livro que chega, a 20 de agosto, às livrarias brasileiras, diferente dos outros, vai mostrar-nos, pela primeira vez, uma outra faceta desta talentosíssima jornalista e escritora, visto que ela traz-nos uma biografia.

\"\"
Fonte: Editora Intrínseca

A nossa viagem vai durar, pelo menos 304 páginas. Nelas, vamos conhecer a história de Isabel Salomão de Campos, uma mulher de 96 anos, nascida no interior de Minas Gerais, que dedica sua vida a ajudar milhares de pessoas.

1924 marca o início da existência desta protagonista que pertenceu à primeira geração de brasileiros de uma família de imigrantes libaneses. Numa infância repleta de simpplicidade, foi criada numa fazenda e, desde pequena, a menina mostrou que ia ser diferente.

Aos 9 anos de idade, já via e ouvia coisas que não conseguia explicar, benzia pessoas sem acesso a remédios e a cuidados médicos, e, aos uma mão cheia de anos mais tarde, conseguiu, sozinha, a autorização do prefeito da sua cidade para criar uma escola para os filhos dos colonos, onde ela seria a própria professora.

No entanto, foi no início da vida adulta que Isabel teve um entendimento mais amplo da sua vocação, sobretudo, a partir do momento em que descobriu que as tais “coisas” que via, desde tenra idade, eram espíritos que se comunicavam com ela, fazendo-a ter medo de ser considerada perturbada pela sociedade. Além disso, esse mesmo medo assustava-a tanto que, para não ser despachada no “trem de doido”, Isabel deu início a um longo processo de aprendizagens na área do espiritismo.

A sua vida foi entrelaçada ainda con os desafios do casamento e da criação dos filhos, sem esquecer, obviamente, a luta contra o preconceito religioso e contra a invisibilidade imposta às mulheres. Obstinada, fundou a Casa do Caminho, um centro não só para a celebração da sua fé, mas que também realiza um extenso trabalho voltado para as crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social.

\”Em tempos de recrudescimento da misoginia, da desatenção aos vulneráveis, da intolerância religiosa, Daniela Arbex nos apresenta o protagonismo feminino ancorado na generosidade e na doutrina espírita. Essa alquimia torna esse livro necessário.\” — Flávia Oliveira

Com um prefácio da responsabilidade de Caco Barcellos, o livro traz relatos de fé, cura e conforto espiritual, com depoimentos de pessoas que encontraram, em Isabel, algumas das respostas que faltavam no mundo material. \”Os Dois Mundos de Isabel\” é, sobretudo, a biografia inspiradora de uma mulher corajosa que ousou sair do sertão mineiro e encarar uma grande cidade, a fim de enfrentar os desafios com o objetivo de fazer do amor e da caridade as principais missões de sua vida.

Foto: Daniela Arbex/Divulgação

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre a autora:
É autora do best-seller “Holocausto brasileiro”, reconhecido como Melhor Livro-Reportagem do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (2013) e segundo melhor Livro-Reportagem no prêmio Jabuti (2014). O livro foi ainda adaptado para documentário pela HBO. Em 2015, lançou “Cova 312”, vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Livro-Reportagem (2016). Também é da sua autoria, “Todo dia a mesma noite”, livro de 2018 que narra a história não contada da boate Kiss, e “Os Dois Mundos de Isabel”. Daniela Arbex, nascida em Juiz de Fora, em Minas Gerais, foi eleita a melhor repórter investigativa do Brasil, em 2020, pelo Troféu Mulher Imprensa e tem ainda outros 20 prémios nacionais e internacionais no currículo, entre eles, três prémios Esso e o americano Knight International Journalism Award. Foi repórter especial do Jornal Tribuna de Minas por 23 anos e, atualmente, dedica-se à literatura.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
\”Holocausto Brasileiro\”, de Daniela Arbex (Guerra e Paz Editores, Wook):
https://www.wook.pt/livro/holocausto-brasileiro-daniela-arbex/15705797

Leitores residentes no Brasil:
**\”Os Dois Mundos de Isabel\”, de Daniela Arbex (Editora Intrínseca, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/os-dois-mundos-de-isabel-1-ed-2020/artigo/993baca4-0fba-4d43-99bb-88a6262ada20
**Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 20-08-2020.
\”Todo Dia a Mesma Noite\”, de Daniela Arbex (Editora Intrínseca, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/todo-dia-a-mesma-noite-a-historia-nao-contada-da-boate-kiss-1-ed-2018/artigo/4a80f510-324c-47b5-b7e5-0304fd2740a8
\”Cova 312\”, de Daniela Arbex (Editora Intrínseca, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/cova-312-a-longa-jornada-de-uma-reporter-para-descobrir-o-destino-de-um-guerrilheiro-derrubar-uma-farsa-e-mudar-um-capitulo-da-historia-do-brasil-1-ed-2019/artigo/8a22240b-1452-4d5a-9e9c-6ef40c917e7e
\”Holocausto Brasileiro\”, de Daniela Arbex (Editora Intrínseca, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/holocausto-brasileiro-1-ed-2019/artigo/5d7049ff-0355-4caa-9a16-d9b4b0a64127

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top