O regresso de Emma Donoghue: “O prodígio” sucede a “O quarto de Jack”. 

Mais um drama intenso a caminho! Terá Emma Donoghue, encontrado a sua receita para o sucesso? A pergunta carece de resposta, sem qualquer margem para dúvida.

A autora de “O quarto de Jack” que já tinha sido nomeada para um Oscar pela adaptação da obra ao cinema, regressa e parece manter o seu foco na utilização de crianças como protagonistas nas suas obras. “O prodígio” é editado pela Porto Editora a 8 de Junho.

“O prodígio”, de Emma Donoghue
(ed. Porto Editora, 328 páginas)

Anna é uma jovem de 11 anos e é um autêntico “prodígio da Fé”. O facto de ela sobreviver sem qualquer tipo de consequência a um longo período de jejum, é absolutamente inexplicável. Este fenómeno raríssimo, atrai curiosos e devotos. Contudo, o enredo sofre uma enorme reviravolta, a partir da chegada de Lib Wright. Esta enfermeira inglesa, formada por Florence Nightingale, foi contratada não só para velar e cuidar da criança, mas também para perceber se é uma fraude ou se é algo transcendente e com características de milagre.

No entanto, a presença de Lib parece ter um efeito contrário ao desejado, pois, a jovem começa lentamente a definhar, perante a impotência de todos – incluindo a sua família, sempre envolta numa teia de mentiras, promessas e segredos.

A história passa-se durante o período da Grande Fome na Irlanda, de 1845 a 1849, sendo baseada em factos reais. Fé, moral e o fundamentalismo são temas abordados neste complexo drama. Além disso, uma pergunta fica no ar: Será Anna, uma vítima daqueles que mais ama?

A crítica rendeu-se totalmente à obra da irlandesa, tecendo-lhe grandes elogios.

Foto: Emma Donoghue por Nina Subin

Sobre a autora:
Nascida na cidade de Dublin, em 1969, Emma Donoghue, é duplamente emigrante. Passou oito anos em Cambridge, Inglaterra, a fazer um doutoramento em literatura do século XVIII, antes de se mudar para London, Ontario. Por outro lado, Emma Donoghue também migra entre géneros literários: escreve roteiros assim como novelas históricas e contemporâneas e contos. O seu bestseller internacional «O quarto de Jack» foi finalista do Man Booker, Commonwealth e Orange Prize e premiado com diversas distinções. A autoria do roteiro para o filme «O quarto» valeu-lhe uma nomeação para o Óscar de melhor adaptação de roteiro original.

Sugestões de leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“O prodígio”, de Emma Donoghue (Porto Editora, Wook):
https://www.wook.pt/livro/o-prodigio-emma-donoghue/19249957

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top