“O príncipe”, de Nicolau Maquiavel

Considerado o fundador do pensamento político da atualidade, Nicolau Maquiavel era um grande admirador de César Bórgia, de quem foi embaixador durante cinco meses. Este tratado político inspira-se nessa grande figura.

“O príncipe”, de Nicolau Maquiavel
(ed. Editorial Presença. 192 páginas)

Em “O príncipe”, ele aconselha os aspirantes a líderes políticos, ensinando-lhes como devem governar. Um bom político é aquele que é temido, conquista a admiração do povo e luta com as suas próprias armas.

Maquiavel dedica um capítulo inteiro a como se deve fugir ao desprezo e ao ódio, devendo “o príncipe” defender-se com bons amigos e boas armas. Através dos exemplos dos grandes imperadores romanos, o filósofo demonstra a diligência de carácter importante de ter para exercer tal cargo. Devendo o líder ser ao mesmo tempo leão e raposa.

Pode-se considerar este tratado atual. O seu pensamento mantém-se nos dias de hoje. Não é verdade que os nossos políticos precisam de conquistar a confiança do povo para se manterem nos seus cargos? Que necessitam de bons ministros? Que as suas escolhas influenciarão o futuro de uma nação? Todos deviam ler esta grande obra. Dessa forma, teriam mais consciência política.

Neste tratado podemos refletir sobre a importância do estado; da religião; da própria civilização; os motivos como grandes líderes como Alexandre ou Dário vêm a perder os seus domínios; e como se deve comportar um verdadeiro líder.

Claro que Maquiavel se centra mais no caso italiano. O autor começa por saudar “o magnífico Lourenço de Médici Júnior” e termina com uma exortação para libertar a Itália dos bárbaros. Mas podemos olhar este clássico no nosso contexto atual, em que que os políticos são aduladores que pretendem conquistar a confiança do seu povo. No entanto, a população está descontente. Parece não haver ninguém que os compreenda. Necessitam de um líder forte. Alguém capaz os motivar.

Por fim, destaco esta citação do capítulo 14:

\”Deve o príncipe ler as histórias e nelas considerar as ações dos homens excelentes, ver como eles se governam nas guerras, examinar as causas das suas vitórias e derrotas, para poder fugir a estas e imitar aquelas.

Nicolau Maquiavel em “O príncipe”

Todos os políticos deviam ter como leitura obrigatória este livro e deviam seguir os exemplos dos antigos.

Sobre o autor:
Nascido em Florença a 3 de maio de 1469, Nicolau Maquiavel foi um dos mais relevantes filósofos e políticos italianos do século XV. Em meados da década de 1490, após a expulsão da família Médici do governo da região, tornou-se funcionário ao serviço da República Florentina. Foi nessas funções que fez serviços e viagens diplomáticas, o que lhe permitiu conhecer diferentes formas de exercer a política e o poder. Uma das pessoas que admirou terá sido o filho ilegítimo do Papa Alexandre VI, César Bórgia, um importante militar e estadista, que granjeou poder e fama pela força das armas e, sobretudo, da crueldade, da astúcia e do logro – era tão eficaz a levar à morte os adversários como a criar alianças, desde que favorecessem o seu estatuto. O percurso desta figura histórica terá servido a Maquiavel como principal inspiração para a sua obra mais famosa, “O príncipe”, de 1513. Um ano antes, com o regresso dos Médici a Florença, Maquiavel perdera o seu cargo político e caíra em desgraça, tendo mesmo sido preso, torturado e exilado. Com a reconquista da liberdade dedicou-se à literatura, tendo então escrito várias das suas obras mais sonantes, como “A arte da guerra” (1519-1520) ou “História de Florença” (1520-1525). Faleceu a 22 de junho de 1527, na sua Florença, pouco tempo após apresentar este último livro ao seu patrono, o Papa Clemente VII – o mesmo que patrocinou vários obras-primas da História, como “O juízo final\”, de Miguel Ângelo.

Sugestão de leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“O príncipe”, de Nicolau Maquiavel (Editorial Presença, Wook):
https://www.wook.pt/livro/o-principe-maquiavel/204343

Leitores residentes no Brasil:
“O príncipe”, de Nicolau Maquiavel (Penguin-Companhia, Amazon Brasil):
https://www.amazon.com.br/pr%C3%ADncipe-Nicolau-Maquiavel/dp/8563560034

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top