O percurso de Clara Savelli até o seu livro “As Férias da Minha Vida” ser publicado pela Intrínseca

Considerada um fenômeno na internet, a Clara Savelli conta com mais de 4 milhões de leituras em plataformas como Wattpad e Sweek. Além disso, arrecadou o Prêmio Paulo Britto de Literatura em 2011, na categoria Prosa, e também as edições de 2015, 2016 e 2017 do Wattys. Numa entrevista para a sua coluna no blog da Editora Intrínseca, ela revela, entre outras coisas, como foi o seu percurso até chegar à editora carioca presente no mercado há 15 anos, visto que editou, recentemente, “As Férias da Minha Vida”.

Publicada pela Intrínseca, uma das maiores editoras do Brasil, com sede no Rio de Janeiro, a autora já fez história visto que foi a primeira aposta da casa editorial em autores oriundos desta famosa plataforma, o que a deixa “muito orgulhosa de ter sido a escolha deles”, acrescentando que pretende fazer “um lindo trabalho e abrir ainda mais portas para a literatura nacional”.

“Eu devo grande parte dessa conquista aos meus leitores das plataformas de publicação gratuitas, com o Wattpad, e também à minha agência, Increasy.” — Clara Savelli

\"\"
Fonte: Editora Intrínseca

Foi desta forma que Clara falou da sua chegada ao catálogo desta editora, presente no mercado editorial brasileiro desde 2003. Para ela, foi esta combinação que permitiu que ela conquistasse um espaço tão especial no mundo literário. Para ela, os seus leitores foram fundamentais para mostrar, às editoras, a força que tinha como autora e o público que era capaz de mobilizar.

Entre o momento da assinatura do contrato de publicação do seu livro com a Intrínseca, que aconteceu em Novembro de 2017, e o seu anúncio como autora da Intrínseca, passaram vários meses e ela teve que manter o segredo.“as únicas pessoas que sabiam eram as minhas agentes, a minha família e um seleto grupo de amigas, a quem eu confio a minha vida.”. O mais difícil foi, claramente, resistir à tentação de não divulgar, justamente, numa altura em que ela “tinha vontade de sair berrando para meio mundo a novidade”. Ainda assim, Clara, sabia que “isso era o melhor para o meu livro e para nossa estratégia de marketing, por isso, fiquei tranquila”.

Quando foi abordada a questão da diferença entre ser uma autora independente, que publicava as suas histórias através da Amazon, e, agora, ser uma autora publicada por uma grande casa editorial, Savelli realçou que, na sua opinião, a principal diferença é “a rede de apoio”, dado que, antes, ela fazia tudo praticamente sozinha. Por outras palavras ela era desenvolvia o seu próprio marketing, era designer e, ao mesmo tempo, a editora.

Todavia, ela confessa que no início da sua relação com a Intrínseca, depois de ter assinado o contrato, ela ainda estava “muito confusa sobre meus limites”. Se analisarmos bem a sua situação, é fácil perceber que ela não estava habituada a ter uma equipa a apoiá-la e a representá-la. Naturalmente, agora, ela afirma que “a experiência de ter essa rede de pessoas a acreditar em mim e no livro, a trabalhar para que ele seja o melhor que pode ser, é maravilhoso”.

Outro ponto que é importante destacar é que a Amazon, de acordo com o ponto de vista desta autora que começou como independente, é “um degrau da escada em direção à publicação tradicional.” Por essa razão, é difícil comprar o processo de publicação deles com o processo de publicação de uma editora real.

Se por um lado, na Amazon, o autor está por sua conta em risco em todas as fases, nomeadamente, capa, revisão, diagramação e, ainda, por todo o processo de divulgação do livro, ou seja, pelo marketing, por outro, numa editora como a Intrínseca, todas as fases possuem equipes específicas e profissionais dedicados a trabalhar para o sucesso de ambas as partes, neste caso, o autor e a editora.

Desde que passou a fazer parte da Intrínseca, muita coisa mudou, a começar pela rotina. Depois, ela finaliza a dizer:: “Sempre achei que eu tinha algum talento, até porque os meus leitores sempre foram perfeitos e amorosos, mas, ter esse reconhecimento de uma grande editora fez-me acreditar muito mais no meu potencial – e querer alcançar vôos ainda maiores”.

Foto: Clara Savelli/Twitter

Para mais informações, podem clicar no link, abaixo, e visitar o site da autora:
http://clarasavelli.com

Redes sociais da autora Clara Savelli:
Facebook: https://www.facebook.com/autoraclarasavelli
Twitter: https://twitter.com/claraguta
Instagram: https://www.instagram.com/claraguta/
Wattpad: https://www.wattpad.com/user/ClaraSavelli
Sweek: https://sweek.com/profile/198629/74088
YouTube: https://www.youtube.com/clarasavelli

Leitores residentes no Brasil:
“As Férias da Minha Vida”, de Clara Savelli (Livro físico, Editora Intrínseca, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/22435b11-8d29-4b6b-9b5a-96546…

Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top