“O Espelho e a Luz” que encerra a trilogia escrita por Hilary Mantel já tem data marcada para chegar a Portugal

A edição portuguesa do volume que encerra a trilogia sobre a ascensão e queda de Thomas Cromwell tem 880 páginas, é traduzida por Maria Beatriz Freitas Cardoso de Sequeira e chega pela Editorial Presença, no dia 22 de Abril, às livrarias portuguesas. Contudo, neste momento, não foi avançada qualquer data para a edição, por parte desta editora, de “Wolf Hall” e “Bring Up the Bodies”, os 2 restantes livros da trilogia, que venceram 2 Booker Prizes. Alguns críticos acreditam que a autora pode voltar a galardão pela 3ª vez com este novo romance, que já é considerado uma obra-prima.

Oito anos depois da publicação de “Bring Up the Bodies”, editado em Portugal com o título “O Livro Negro”, e onze anos depois de “Wolf Hall”, o volume inaugural da trilogia, surge “The Mirror & the Light”, o livro que nos vai trazer o desenlace da história.

\"\"
Fonte: HarperCollins Publishers

Para a Editorial Presença, “com ‘O Espelho e a Luz’, Hilary Mantel encerra, de modo triunfante, a trilogia que iniciou com ‘Wolf Hall’ e ‘O Livro Negro’. Traça os derradeiros anos de Thomas Cromwell, o rapaz vindo do nada que ascende aos píncaros do poder, delineando um retrato preciso de predador e presa, de uma disputa feroz entre presente e passado, entre a vontade régia e a visão de um homem comum de uma nação moderna que se constrói a partir do conflito, da paixão e da coragem.”

A obra, em termos de enredo, começa com a execução de Ana Bolena, em maio de 1536, e prossegue a história de Cromwell até à sua própria execução, quatro anos depois.

“Ana Bolena está morta, decapitada no espaço de um batimento cardíaco por um executor francês contratado. Enquanto os seus restos mortais são recolhidos e votados ao esquecimento, Thomas Cromwell toma o pequeno-almoço com os vitoriosos”, descreveu a editora, que lançou, da mesma autora, “O Assassinato de Margaret Thatcher”.

Filho de um ferreiro, Thomas Cromwell, ministro de Henrique VIII, emerge do banho de sangue daquela primavera para dar continuidade à sua ascensão ao poder e à riqueza. Entretanto, o monarca Henrique VIII prepara-se para viver um momento de felicidade com a sua terceira rainha, Jane Seymour. Apesar da rebelião, dos traidores que conspiram no estrangeiro e da ameaça de invasão que coloca o regime de Henrique VIII à prova até ao ponto de ruptura, a imaginação de Cromwell é capaz de vislumbrar um país novo no espelho do futuro.

Foto: Hilary Mantel por Richard Ansett

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da WOOK:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre a autora:
Nasceu em Glossop (Inglaterra), em 1952. Estudou direito na London School of Economics and Sheffield University. Trabalhou como assistente social, viveu cinco anos no Botswana e outros quatro anos na Arábia Saudita. Regressou ao Reino Unido nos anos 80. É considerada uma das melhores escritoras britânicas da actualidade, tendo várias das suas obras recebido prémios literários. Destacam-se os títulos \”Eight Months on Ghazzah Street\” (1988); \”Fludd\” (1989), vencedor do Winifred Holtby Memorial Prize, do Cheltenham Prize e do Southern Arts Literature Prize; \”A Place of Greater Safety\” (1992), vencedor do Sunday Express Book of the Year; \”A Change of Climate\” (1994); \”An Experiment in Love\” (1995), vencedor do Hawthornden Prize 1996; \”The Giant\” (1998); \”Giving Up the Ghost: A Memoir\” (2003); \”Learning to Talk: Short Stories\” (2003); \”Beyond Black\” (2005), finalista do Commonwealth Writers Prize e do Orange Prize for Fiction em 2006; e \”Wolf Hall\” (2009) que lhe valeu o Man Booker Prize for Fiction 2009. Três anos depois, voltou a arrecadar outro Booker Prize, desta vez, pela autoria de “Bring Up the Bodies”, o segundo livro da trilogia que narra a ascensão e queda de Cromwell.

Sugestões de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“O Assassinato de Margaret Tatcher”, de Hilary Mantel (Jacarandá EditoraWOOK):
https://www.wook.pt/…/o-assassinato-de-margaret-th…/19658771
“O Livro Negro”, de Hilary Mantel (Civilização Editora, Wook):
https://www.wook.pt/li…/o-livro-negro-hilary-mantel/15021592
“Wolf Hall” (Edição em língua inglesa), de Hilary Mantel (HarperCollins, Wook):
https://www.wook.pt/livro/wolf-hall-hilary-mantel/23633714
“Bring Up the Bodies” (Edição em língua inglesa), de Hilary Mantel (Harper Collins, Wook):
https://www.wook.pt/…/bring-up-the-bodies-hilary-m…/23633715
“The Mirror and the Light” (Edição em língua inglesa), de Hilary Mantel (Harper Collins, Wook):
https://www.wook.pt/…/the-mirror-and-the-light-hil…/23595856

Leitores residentes no Brasil:
“Wolf Hall: Um Romance na Era Tudor”, de Hilary Mantel Editora RecordLivraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/981a348c-5de6-428f-adc7-39130…
“O Livro de Henrique”, de Hilary Mantel Editora Record, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/a4d7d84b-bf18-4abf-8a04-a6024…

Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top