Há meio século, o escritor norte-americano Stephen King fazia chegar “Carrie”, o seu primeiro romance às livrarias daquele país. Para assinalar esta espantosa data, em Portugal, a Bertrand vai publicar uma edição especial de aniversário, com prefácio de Margaret Atwood. Em relação à tradução, as 224 páginas deste livro forram traduzidas por Maria Filomena Duarte.
Foi em 1974 que Stephen King, que era professor numa escola secundária no Maine, publicou “Carrie”, o primeiro romance que o levaria, com o passar dos anos e com sucesso crescente a uma longa carreira literária. Esta sua caminhada no mundo dos livros, onde deambulou por vários géneros literários, tendo ficado conhecido como o “Mestre do Terror” consagrou como um dos nomes maiores da narrativa moderna norte-americana.
Assim sendo, para celebrar esta data tão marcante, a Bertrand publica uma nova e muito especial edição da história de Carrie White, que há muito tempo se encontrava esgotada em grande formato no nosso país. O livro chega às livrarias a 5 de setembro.
Baseado em duas raparigas que Stephen King conheceu no secundário, “Carrie” narra a história de Carrie White, de Chamberlain, no Maine. Inadaptada e alvo de bullying, Ela descobre que detém um poder extraordinário – a capacidade de mover objetos apenas com o poder da mente. Subjugada por uma mãe dominadora e ultrarreligiosa e atormentada pelos colegas de escola, Carrie, que deseja pertencer ao meio que insiste em a ostracizar, é convencida a comparecer no baile de finalistas no lugar da popular Sue Snell. O que Sue não sabe é que, ao convidar Carrie, está a coloca-la numa situação de humilhação, que resultará num confronto dramático e na sua fantástica vingança.
Um dos clássicos que redefiniu os géneros do thriller e do terror, “Carrie” é uma história de isolamento e vingança, que esconde um terror muito mais «verdadeiro» do que o horror sobrenatural, típico de Stephen King: o dos «piores abusos, todos eles demasiado reais, que existem na América de hoje», refere Margaret Atwood no prefácio.
Para além do já mencionado “Carrie”, é autor de livros como “A hora do vampiro” “It”, “The shining”, “Doutor sono”, “22/11/63”, “Samitério de animais”, “A dança da morte”, “A cúpula”, a trilogia “Bill Hodges”, que é composta por “Mr. Mercedes”, “Perdido e achado” e “Fim de turno” e a saga “A torre negra”, sendo esta última a sua maior criação em termos de literatura fantástica, entre outros.
Foto: Stephen King por Maja Hitig
Sobre o autor:
Nascido a 21 de setembro de 1947 em Portland, no Maine, Stephen King deu início aos seus estudos secundários na Lisbon Falls High School, onde começou a escrever contos. Desde 1974, ano em que publicou “Carrie”, que seria adaptado para o cinema, somente, um par de anos depois. Já escreveu e publicou mais de 50 livros, que já o fizeram superar a barreira dos 300 milhões de exemplares vendidos a nível mundial. É o autor vivo que, neste momento, possui mais adaptações das suas obras. Atualmente, apesar da idade avançada, ainda mantém uma produção literária impressionante.
Sugestão de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
**“Carrie”, de Stephen King (Bertrand Editora, Wook):
https://www.wook.pt/livro/carrie-stephen-king/30065755
**Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 05/09/2024
Leitores residentes no Brasil:
“Carrie: Coleção Biblioteca Stephen King”, de Stephen King (Editora Suma, Amazon Brasil):
https://www.amazon.com.br/Carrie-Cole%C3%A7%C3%A3o-Biblioteca-Stephen-King/dp/8556511341
Boas leituras!