No Brasil, devido ao Coronavírus, Companhia das Letras adia os lançamentos de livros previstos para o mês de Abril

Devido à pandemia do Coronavírus presente, neste momento, em mais de 100 países, o Grupo Companhia das Letras, fundado pelo editor brasileiro Luiz Schwarcz, tomou a decisão de adiar os lançamentos de livros previstos para o mês de Abril, entre eles, estão “Princípio de Karenina”, de Afonso Cruz, “Três irmãs”, de Jung Chang, “Você nunca mais vai ficar sozinha”, de Tati Bernardi, “Para o meu coração num domingo”, de Wislawa Szymborska e “Poesia completa”, de Cacaso, entre outros. Por enquanto, não foram divulgadas as novas datas.

Foi através de um comunicado enviado para a imprensa e para os meios de comunicação brasileiros que a Companhia das Letras, grupo editorial fundado pelo editor e autor Luiz Schwarcz, fez saber que todos os lançamentos previstos para o mês de abril tiveram as respetivas datas adiadas, tendo em conta a evolução do contágio, a nível mundial, pelo Coronavírus.

No entanto, nesse mesmo texto, é referido que “o atendimento comercial e as atividades de divulgação não presencial serão mantidos e até intensificados. Cientes da seriedade da decisão, reafirmamos o nosso compromisso com as cadeias de produção e distribuição do livro, com as quais pretendemos colaborar, de forma frequente, durante este difícil período que estamos a atravessar.”

Do ponto de vista de Otávio Marques da Costa, publisher da editora, o motivo que levou a esta decisão não está relacionado com o aspeto económico mas, sim, com a proteção dos colaboradores da casa. Ainda assim, não deixa de referir que se espera, naturalmente, perante este cenário, um impacto nas vendas.

“A ideia é despovoar os escritórios e aligeirar, temporariamente, a produção”, salientou, acrescentando que, na sua opinião, “a publicação destes livros, sem a realização de lançamentos presenciais, é ineficaz, sobretudo, porque o foco da imprensa é outro.”

Concluiu, a referir que seria mau para os autores lançarem livros, neste momento, dado que não conseguiriam captar toda a atenção merecida. Todavia, espera que a situação seja revertida, o mais rápido possível.

Foto: Luiz Schwarcz por JB Neto

Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top