A Casa das Letras, chancela da LeYa Portugal, volta a publicar ‘Mulheres de Ditadores’, visto que a questão legal que, anteriormente, impedia a venda da obra, no nosso país, está resolvida. Um regresso às prateleiras das livrarias que devolve ao público, a oportunidade de conhecer a intimidade de poderosos ditadores como Mussolini, Estaline, Hitler ou Salazar, trazendo à luz, o papel das suas esposas.
Ao longo do tempo, especialmente, durante o século XX, um dos mais negros da história da humanidade, sempre se indagou sobre a origem das mulheres que viveram, quase exclusivamente, no lado oculto das vidas dos grandes ditadores, nomeadamente, Mussolini, Estaline, Hitler ou Salazar. Certamente, foi essa curiosidade desconcertante que levou a historiadora francesa Diane Ducret a lançar-se num desafio desta magnitude.
O leque das origens das mulheres dos ditadores é diversificado e percorre todos os estratos sociais: desde prostitutas até às mulheres da burguesia, todas elas povoaram o imaginário desses homens sedentos de poder. Todos eles, sem excepção, não concebiam um mundo de poder absoluto sem a presença de uma figura feminina que realizasse todas as suas fantasias.
Além disso, apesar de todas elas terem sido vencedoras, foram enganadas traídas e maltratadas, embora, em alguns momentos, fossem idolatradas, tal como deusas colocadas em pedestais, devido às incontáveis vezes que estas os elogiaram, dizendo que eram charmosos, belos e todo-poderosos.
Neste relato de Diane Ducret, nada foi encoberto: as estratégias de sedução, os casos amorosos, as intervenções políticas, o papel, muitas vezes, controlado por estas “musas” nos bastidores, sem esquecer o seu destino predominantemente trágico.
Sobre a autora:
Diane Ducret é uma antiga aluna da Université de Sorbonne e da École Normale Supérieure. Este é o primeiro livro da autora de ascendência franco-belga que além de historiadora, é filósofa e jornalista. Antiga aluna da Apresentou o «Forum de l’Histoire» no canal História e realiza, frequentemente, documentários culturais.
Boas leituras!