Através de um comunicado, divulgado na passada segunda-feira, dia 15 de Outubro, Inês Pedrosa (página oficial), que até agora era editada pela LeYa, passou a integrar o catálogo de autores da Porto Editora e, no próximo ano, será editado “O Processo Violeta”, o romance que inicia esta sua nova fase da carreira. Além disso, “Nas Tuas Mãos”, um dos seus romances de maior sucesso, acabou de ser editado nos EUA sob o título de “In Your Hands”, pela Amazon Crossing, com a tradução para inglês a ser realizada por Andrea Rosemberg.
Para além do romance acima referido, “Fazes-me Falta”, originalmente publicado em 2002, tinha uma edição americana, para o mês de Junho e atravessar o Oceano Atlântico e chegar aos EUA.
Inês Pedrosa é um dos maiores nomes da literatura contemporânea portuguesa, tendo-se estreado, 3m 1991, com um livro de literatura infantil intitulado “Mais Ninguém” que, na época, foi ilustrado por Jorge Colombo.
No ano seguinte, editou “A Instrução dos Amantes”, o seu primeiro romance e, depois dele, nunca mais parou.
Actualmente, tem 18 livros publicados, entre romances, contos e livros de não-ficção. Da sua produção literária, destaco “Nas Tuas Mãos” e “Os Íntimos”, dois romances publicados em 1997 e em 2010 respectivamente e que, de forma inequívoca, mereceram o Prémio Máxima de Literatura.
A autora era, até ao momento da divulgação do comunicado, uma das maiores figuras do grupo editorial LeYa. Licenciou-se em Ciências da Comunicação, pela Universidade NOVA de Lisboa, e colaborou com jornais como o Expresso e o Semanário SOL.
Foi directora da Casa Fernando Pessoa, um cargo que ocupou entre 2008 e 2014, tendo sido nomeada pela Câmara Municipal de Lisboa.
Aos 56 anos, a escritora nascida em Coimbra possui várias das suas obras publicadas em países como o Brasil, a Espanha, a Itália, a Croácia e a Alemanha.
Boas leituras!