Mário Cláudio é o vencedor do Grande Prémio de Romance e Novela de 2019, da Associação Portuguesa de Escritores

Bem, parece que, desta vez, temos um repetente, visto que é a terceira vez que Mário Cláudio, autor publicado pela Dom Quixote, é distinguido com este prémio, depois de o ter vencido em 1984, com \”Amadeo\” e, três décadas depois, com \”Retrato de Rapaz\”, o que o torna no primeiro autor a conseguir este feito.

\"\"
Fonte: Publicações Dom Quixote

O escritor Mário Cláudio venceu o Grande Prémio Romance e Novela 2019 com a obra \”Tríptico da Salvação\”, editado em maio de 2019, anunciou, hoje, a Associação Portuguesa de Escritores (APE).

Segundo a APE, que atribui o prémio em conjunto com a Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB), a decisão do júri foi por maioria, sublinhando-se “o invulgar domínio da língua portuguesa e o modo como [o autor] prende a atenção do leitor, criando linhas de expectativa na composição do xadrez narrativo”.

\”Tríptico da Salvação\” é um romance que “volta a pôr em cena a extraordinária competência do autor para recriar ambientes: cores, sons, sabores”, justifica o júri.

O júri do Grande Prémio de Romance e Novela 2019 integrou José Manuel de Vasconcelos Ana Paula Arnaut, António Pedro Pita, Cândido Oliveira Martins, Isabel Cristina Rodrigues e José Carlos Seabra Pereira.

A escolha só não foi unânime, porque Isabel Cristina Rodrigues votou em \”A Visão das Plantas\” (ed. Relógio D\’Água), de Djaimilia Pereira de Almeida, uma das finalistas ao prémio.

Os outros finalistas ao prémio, anunciados esta semana pela APE, eram \”O Gesto que Fazemos para Proteger a Cabeça\” (ed. Relógio D\’Água), de Ana Margarida de Carvalho, \”Homens de Pó\” (ed. Dom Quixote), de António Tavares, e \”A Luz de Pequim\” (ed. Porto Editora), de Francisco José Viegas.

Foto: Mário Cláudio por Mariana Esteves

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre o autor:
Nasceu no Porto. Ficcionista, poeta, dramaturgo e ensaísta, é formado em Direito pela Universidade de Coimbra, diplomado com o Curso de Bibliotecário-Arquivista, da Faculdade de Letras da mesma Universidade, e Master of Arts em Biblioteconomia e Ciências Documentais, pela Universidade de Londres. É autor de uma vasta e multifacetada obra que abarca a ficção, a crónica, a poesia, a dramaturgia e o ensaio e se encontra traduzida em várias línguas. Foi galardoado com, entre outros, com o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (atribuído duas vezes), o Prémio PEN Clube, o Prémio Eça de Queiroz, o Prémio Vergílio Ferreira, o Prémio Literário Fernando Namora e o Prémio Pessoa, sendo igualmente titular de várias condecorações nacionais e estrangeiras.

Sugestões de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Tríptico da Salvação”, de Mário Cláudio (Dom Quixote, Wook):
https://www.wook.pt/livro/triptico-da-salvacao-mario-claudio/23042386
“Tríptico da Salvação”, de Mário Cláudio (Edição de Bolso, LeYa Bis, Wook):
https://www.wook.pt/livro/amadeo-mario-claudio/1457871
“Retrato de Rapaz”, de Mário Cláudio, (Dom Quixote, Wook):
https://www.wook.pt/livro/retrato-de-rapaz-mario-claudio/15724234

Leitores residentes no Brasil:
“Retrato de Rapaz”, de Mário Cláudio (Editora Oficina RaquelLivraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/retrato-de-rapaz/artigo/fdaee73e-6cfb-4114-8b22-d30187268da9

Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top