Pelos vistos, não foi preciso esperar muito tempo para sabermos que Louise Glück, a última vencedora do Prémio Nobel de Literatura, que voltou a colocar as escritoras norte-americanas na lista de autores agraciados, tendo sido a primeira mulher a fazê-lo depois de 27 anos de ausência, vai estrear-se em Portugal, ainda no presente ano de 2020, com 4 das suas obras de poesia a serem editadas pela Relógio D\’Água, segundo o anúncio realizado pela pela editora, no dia de hoje.
Os quatros livros de poesia da autora devem chegar aos leitores portugueses, até ao final do ano, em edições bilingues, nomeadamente:
\”The Wild Iris\”, com tradução de Ana Luísa Amaral;
\”Averno\”, com tradução de Inês Dias;
\”Faithful and Virtuous Night\”, com tradução de Margarida Vale de Gato;
\”A Village Life\”, com tradução de Frederico Pedreira;
O primeiro destes, uma coleção de poemas, que coloca as flores de um jardim em conversa com um jardineiro, arrecadou o prémio Pulizter em 1993; No que diz respeito a \”Averno\”, ele foi finalista do National Book Award em 2006. Em 2014, Glück haveria de o obter por \”Faithful and Virtuous Night\”, um livro que aborda temas como o luto e a mortalidade. \”A Village Life\” é o 11.º livro de Glück e, segundo o The Guardian, passa-se numa vila mediterrânica, nos últimos 50 anos, endo sido publicado, pela primeira vez, em 2006.
Os seus restantes livros vão ver a luz do dia, em solo português, ao longo de 2021, um detalhe já confirmado pela Relógio D’Água.
Neste momento, Glück não tem nenhum dos seus livros publicados em Portugal, ainda que alguns dos seus poemas já tenham saído em revistas e coletâneas de poesia, como é o caso de “O Poder de Circe”, na antologia \”Rosa do Mundo. 2001 Poemas para o Futuro\”, da Assírio & Alvim) e na terceira parte de “Paisagem” (n.º 12 da revista Telhados de Vidro, da Averno.
Foto: Louise Glück; Fonte: Wikimedia Commons
Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37
Sobre a autora:
Nascida a 22 de abril de 1943, em Nova Iorque, Louise Elizabeth Glück é professora na prestigiada Universidade de Yale. Como poetisa, é uma das mais galardoadas autoras americanas. Entre os prémios que já venceu, destaco o Prémio Pulitzer, o National Book Award, o National Book Critics Award e, mais recentemente, o Nobel de Literatura de 2020, atribuído pela Academia Sueca, entre outros. É autora de catorze coleções de poesia e duas coleções de ensaios. Livros como \”Triunfo de Aquiles\” e \”Ararat\” tornaram-na célebre nos Estados Unidos da América e pelo mundo fora.
Sugestões de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
\”The Wild Iris\”, de Louise Glück (Edição em língua inglesa, Carcanet Press Ltd, Wook):
https://www.wook.pt/livro/the-wild-iris-louise-gluck/228136
\”Averno\”, de Louise Glück (Edição em língua inglesa, Carcanet Press Ltd, Wook):
https://www.wook.pt/livro/averno-louise-gluck/726931
\”Faithful and Virtuous Night\”, de Louise Glück (Edição em língua inglesa, Carcanet Press Ltd, Wook):
https://www.wook.pt/livro/faithful-and-virtuous-night-louise-gluck/15818646
\”A Village Life\”, de Louise Glück (Edição em língua inglesa, Carcanet Press Ltd, Wook):
https://www.wook.pt/livro/a-village-life-louise-gluck/4094780
Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!