O romance “História da menina perdida”, da escritora italiana Elena Ferrante, venceu o Prémio Livro do Ano Bertrand, um prémio lançado pela rede de livrarias no final de 2016, no qual a votação é realizada pelos leitores e livreiros.
A obra acima referida foi editada no ano de 2016. Neste 4º volume de uma colecção, acompanhamos as vidas de duas amigas, Elena e Lila, desde a sua infância e desenrola-se na cidade de Nápoles, no sul da Itália.
Em janeiro, o propósito do galardão foi revelado através de um comunicado:
“O prémio distingue uma obra, quer seja um romance, conto ou novela editada em Portugal durante o último ano, sendo o júri composto por todos os livreiros da rede Bertrand, os quais desempenham um papel importantíssimo na promoção diária do livro e da leitura, e pelos leitores, oferecendo-lhes a oportunidade de distinguirem os livros que mais os marcaram em cada ano”.
Rede de livrarias Bertrand
Segundo fonte da Bertrand, “História da menina perdida” reservou um lugar de destaque nas suas livrarias, especialmente durante o presente ano de 2017. O pódio ficou completo com as obras “Vaticanum”, de José Rodrigues dos Santos, editado pela Gradiva, e “O evangelho segundo Lázaro”, de Richard Zimler, da Porto Editora, que alcançaram as 2ª e 3ª posições respetivamente.
Sobre a autora:
Ninguém sabe quem é Elena Ferrante e os seus editores originais procuram manter silêncio absoluto sobre a sua identidade. Houve até quem suspeitasse que se trata de um homem; outros dizem que nasceu em Nápoles e viveu na Grécia e em Turim. A maioria dos críticos considera-a a nova Elsa Morante, uma voz extraordinária que provocou um terramoto na narrativa dos últimos anos. O sucesso de crítica e público reflete-se em artigos publicados em jornais e revistas como The New York Times e Paris Review. “A tetralogia napolitana”, que é uma saga composta por “A amiga genial”, “História do novo nome”, “História de quem vai e de quem fica” e “História da menina perdida” está destinada a tornar-se um clássico da literatura europeia do século XXI.
Sugestões de leitura:
Leitores residentes em Portugal:
“História da menina perdida” – “A tetralogia napolitana”, Livro 4, de Elena Ferrante (Relógio D’Água Editores, Wook):
https://www.wook.pt/livro/historia-da-menina-perdida-elena-ferrante/17389027
Boas leituras!